11 Filmes para entender Danny Trejo

Compartilhe

Vin Diesel e Dwayne “The Rock” Johnson são BadAss Nutella !! #ProntoFalei
Se o assunto é BadAss nos cinemas, só existe um e pronto: Danny Trejo.

Bio

Antes de mandar a lista dos filmes essenciais pra entender o ‘chicano mais módafóca’ vamos conhecer um pouco da vida dessa figura inusitada. Dan Trejo nasceu em Los Angeles no dia 16 de maio de 1944, mas não pense que por estar na cidade dos anjos sua infância foi fácil. Pelo fato de ser filho de imigrantes mexicanos ele sofreu intenso preconceito, o que o levou a se meter em brigas, confusões, crimes e drogas logo cedo. Por conta disso passou por diversos reformatórios ao longo da adolescência.

Já adulto e viciado, Trejo não demorou a ir para uma prisão estadual. Porém onde e quando tudo parecia indicar uma vida inteira condenada, ele descobriu algo que foi sua porta de salvação: o boxe. Além de diminuir as bebidas e drogas para poder lutar bem, ele ainda ganhou diversos campeonatos internos de luta na penitenciária. Isso lhe proporcionou visibilidade quando os produtores do filme “Expresso para o inferno” procuravam alguém que praticasse e entendesse de boxe para treinar o ator Eric Roberts. Além de conseguir o “emprego” de treinador, Danny ainda conseguiu uma ponta no filme.

Tecnicamente as portas de Hollywood estavam abertas para Danny Trejo, mas na prática sua aparência física com o rosto marcado por cicatrizes e o corpo coberto por tatuagens de estética duvidosa estava bem distante dos padrões de beleza da indústria cinematográfica. Mesmo isso não intimidou o aspirante a ator que começou a encontrar pequenos papéis como chicano mal-encarado em filmes de segundo e terceiro escalão. Isso e um pequeno empurrãozinho de seu primo em segundo grau, o cineasta Robert Rodriguez.

Atualmente o ator possui dois restaurantes em Los Angeles: o Trejo’s Tacos e o Trejo’s Cantina, ambos dedicados a culinária mexicana.

Filmes
De acordo com o site IMDB, a filmografia de Danny Trejo tem mais de 230 filmes, um número contestado por alguns, porém é garantido que passam de 150 produções.

Bad Ass (2012)

Danny Trejo é tão BadAss que ele é protagonista de um filme chamado BadAss!! Desprezado pela sociedade há quase 40 anos, Frank Vega (Danny Trejo) um ex-combatente da Guerra do Vietnã que vive sozinho e desempregado, torna-se instantaneamente um herói local, quando impede um crime em um ônibus e a filmagem desse fato, vira sucesso na internet. Mas quando seu melhor amigo é assassinado, e a polícia não parece disposta a ajudar, Vega resolve fazer jus a sua nova fama, enfrentando tiras corruptos e um prefeito imoral em busca da boa e velha justiça.

Machete (2010)

Nessa produção propositalmente Trash de Robert Rodriguez, Machete (Danny Trejo) é um ex agente federal mexicano e foi contratado por um homem misterioso (Jeff Fahey) para assassinar um importante político americano. Mas ele também se tornou alvo de outro matador e agora o que parecia ser uma simples e rentável missão, transformou-se num sanguinária trama de conspiração contra o povo mexicano. Machete não vai deixar por menos, quer vingança e para isso conta com seu velho amigo “O Padre” (Cheech Marin).

Predadores (2010)

Dirigido por Nimród Antal e produzido por Robert Rodriguez, este é o terceiro filme da franquia Predador. Nesta sequência, 8 pessoas são jogadas de pára-quedas em uma selva desconhecida, sem saberem o motivo. Eles não se conhecem, mas logo percebem que precisam se unir para sobreviver. Em busca de um meio de sair do local, o grupo descobre que está na verdade em outro planeta. Para piorar ainda mais a situação, eles logo percebem que estão sendo caçados por um ser alienígena altamente mortal

The Devil’s Rejects (2005)

Escrito e dirigido por Robie Zombie, Rejeitados pelo Diabo é uma sequência de “A Casa dos 1000 Corpos”. Determinado em vingar a morte do irmão, o Xerife John Wydell reúne um grupo de polícias fortemente armados e juntos cercam a casa da família Firefly, responsável por mais de mil mortes nos últimos anos. No entanto, Otis e a irmã, Baby, conseguem escapar do tiroteio e acabam por se juntar ao pai, o Capitão Spaulding, matando todos os que atravessam o seu caminho. Mas o Xerife Wydell está determinado em fazer justiça pelas próprias mãos… e uma carnificina de proporções épicas está iminente. A participação de Trejo neste filme é pequena, mas a carnificina é garantida.

O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy

Em plena década de 70, Ron Burgundy (Will Ferrell) é um dos mais famosos ancoras de telejornais de San Diego até que se sente ameaçado pela jovem e ambiciosa Verônica (Christina Applegate), com quem divide a bancada do telejornal. Os dois, que tiveram um rápido caso, vivem agora em estado de guerra. Apesar de fazer uma pequena apresentação como bartender, esse é um dos filmes de grande expressão dos quais Trejo participou.

Um Drink no Inferno (1996)

Os irmãos Seth (George Clooney) e Richard Gecko (Quentin Tarantino) são procurados pela polícia por 16 mortes. Eles seqüestram um ex-pastor e seu casal de filhos, para poderem atravessar a fronteira com o México e lá se dirigem à uma casa noturna freqüentada por caminhoneiros e motoqueiros, que é uma mistura de cabaré e prostíbulo. Porém, ao chegar lá a dupla se depara com algo totalmente inacreditável. Apesar das sequências desnecessárias, este é um dos filmes mais cultuados do diretor Robert Rodriguez. Além do eterno parceiro Quentin, o filme ainda tem Harvey Keitel, Salma Hayek e Juliette Lewis. Trejo não tem um papel muito expoente, mas é tipo o chefão do local.

A Balada do Pistoleiro – Desperado (1995)

El Mariachi (Antonio Banderas) é um ex-músico que chega a uma cidade carregando várias armas dentro da caixa de um violão. Ele está atrás de Bucho (Joaquim de Almeida), que matou sua namorada e ainda atirou em sua mão. Desejando vingança, ele conta com a ajuda de Carolina (Salma Hayek), uma bela mulher que é dona da livraria local. Ainda que tenha um papel pequeno, esta é a primeira grande produção de Robert Rodriguez onde Danny aparece.

A prostituta (1991)

No universo de Liz, uma loira tingida, prostituta de salto-alto e minissaia justa, os clientes não querem sexo, querem vingança, depravação. Vamos viver um dia na vida de Liz. Ela vai repartir seus pensamentos sobre os homens e sua sexualidade, vamos ver Liz reagir diante de cenas horrorosas e brutalidade e humilhação.

Marked for Death (1990)

Ao combater os traficantes de sua pequena cidade natal, o policial aposentado John Hatcher (Steven Seagal) atravessa o caminho de um perigoso contrabandista jamaicano, que determina que ele e sua família devem morrer.

Desejo de matar 4 (1987)

Apesar da tímida participação de Trejo neste filme, vale a citação por tratar de um dos maiores BadAss de todos os tempos: Charles Bronson. Paul Kersey (Bronson) volta a Los Angeles e tudo vai bem até que a filha de sua namorada morre de overdose. Kersey persegue o namorado da moça, que por sua vez é morto pelo traficante. Em consequência, Kersey toma para si a missão de `limpar’ a cidade.

Expresso para o Inferno – Runaway Train (1985)

Este é o filme que rendeu a Trejo seu primeiro papel. Dois prisioneiros, Manny (Jon Voight) e Buck (Eric Roberts), depois de meses de planejamento, conseguem fugir de uma penitenciária de segurança máxima localizada no Alasca. Para fugir dali, eles embarcam em um trem cargueiro. O que eles não sabiam é que o condutor tinha acabado de morrer, vítima de um ataque cardíaco. A única pessoa à bordo é Sara (Rebecca De Mornay), uma empregada da ferrovia. Enquanto isso, uma desgraça se aproxima, pois o trem segue desgovernado, montanha à baixo.

CONTEÚDO RELACIONADOS

Compartilhe

Tercio Strutzel ama histórias, seja no cinema, séries, livros ou quadrinhos! Foi editor do fanzine Paralelo, mas hoje quase não consegue desenhar. Se especializou em Presença Digital, mas tem diversos projetos fervilhando na mente. Está sempre em busca de atividades culturais por São Paulo.