A ilusão da realidade – Qual é a importância dos “Efeitos Especiais”!

Os “Efeitos especiais” são essenciais para praticamente qualquer produção. Desde filmes e seriados até documentários e comerciais, os produtores se utilizam das mais diversas técnicas de “Efeitos Especiais” para as mais diversas finalidades, seja para criar ambientes ou personagens que seriam impossíveis de se reproduzir na vida real, seja para baratear os custos de produção na questão de locação de ambientes ou construção de cenários ou até mesmo para diminuir os perigos de produção recriando cenas perigosas com esse auxílio extra.

E não é de hoje que Cinema e “Efeitos Especiais” formam um casal (quase) perfeito. Desde o começo da história do Cinema que o homem inventa técnicas de edição para transmitir uma história visual, fantasiosa ou não, da forma mais realista possível. E a cada dia que passa essas técnicas vão evoluindo e vão conseguindo dar cada vez mais liberdade para alguém contar a história que quer.

A ilusão da realidade – qual é a importância dos “Efeitos Especiais”! Cinéfilos Anônimos

Para exemplificar melhor essa evolução clique aqui e veja a nossa matéria falando sobre a evolução dos “Efeitos Especiais” através dos vencedores do Oscar nesta categoria desde 1927 até 2016.

Mas aí você pode pensar: “Mas filmes com Efeitos Especiais acabam se tornando artificiais, você percebe que aquilo não é real, que é fake”. Em partes essa afirmação está certa, pois, como existem filmes com roteiros bons e filmes com roteiros ruins, filmes com trilhas sonoras boas e filmes com trilhas sonoras ruins, existem também filmes com “Efeitos Especiais” muito bem feitos e filmes onde os “Efeitos Especiais” são de passar vergonha. Tudo depende da produção, do orçamento, do gênero, enfim, depende de inúmeros fatores.

Independentemente de qualquer fator, o objetivo principal dos “Efeitos Especiais” será sempre criar, a partir da utilização de inúmeras técnicas, uma ilusão com o máximo de semelhança com a realidade. Tanto que existe uma frase que fala “Os melhores Efeitos Especiais são aqueles que estão lá, mas você não percebe que eles existem”. Será? Será que chegamos ao ponto de não percebermos o que é realidade e o que ilusão? Ou será que mesmo com toda a tecnologia existente hoje em dia nesta área (como o tracking, chroma key, rotoscopia, CGI, para citar algumas destas tecnologias) conseguimos perceber se estamos assistindo a algo real ou somente a uma ilusão criada por computador?

A ilusão da realidade – qual é a importância dos “Efeitos Especiais”! Cinéfilos Anônimos

Acho que o vídeo abaixo pode responder essas perguntas pra você além, é claro, de te dar uma aula básica de algumas das técnicas de “Efeitos Especiais” mais utilizadas atualmente para criar essa ilusão semelhante à realidade.

Nota: O pessoal da página Super Cinema traduziu e legendou esse vídeo em português, caso prefira clique aqui para assistir a ele na versão legendada!

Video: Roy Peker – https://vimeo.com/user14718463

Imagens: Reprodução

Avaliação do Cinéfilos Anônimos
Avaliação dos Visitantes do site
[Total: 0 Média: 0]

Formado em Design Gráfico e trabalhando tanto com gráfico como web, gosto de desenhar e sonho em ser youtuber (risos). Amo tudo relacionado a edição de video e animação (sou daqueles que vibra mais com vídeos de "behind the scenes" do q com os videos propriamente ditos. Curto quadrinhos (Marvel.. desculpa), mangás, animes, séries e filmes. Netflix e Spotify são meus companheiros inseparáveis junto com minhas bebezinhas (uma Canon T2i e uma Gopro)!