Anima Mundi 2017

Em 2017 o Anima Mundi completa 25 anos! Considerado o maior festival de animação das Américas e um dos maiores do mundo, o Anima Mundi traz uma programação que inclui sessões de curtas e longas de animação de diversas partes do mundo.

Na edição deste ano, que também comemora o centenário da animação brasileira, haverá uma retrospectiva sobre as obras premiadas desde seu lançamento. Serão 470 filmes de 45 países, com sessões ocorrendo primeiro no Rio de Janeiro, entre 14 e 23 de julho, e depois em São Paulo, de 26 a 30 de julho. O Circuito SPcine levará as animações gratuitamente para as salas da periferia paulistana.

Da mostra competitiva, que nesta edição conta com 182 produções, sai o indicado para o curta que representa o Brasil na cerimônia do Oscar. Mas é na mostra não competitiva que o público brasileiro pode ter contato com as tendências, as linguagens e as melhores produções de diferentes escolas mundiais da animação.

O Cinéfilos Anônimos já conferiu algumas obras que serão exibidas nesta semana e lista aqui pra você também conferir.

 

Sob o Véu da Vida Oceânica

Sinopse: Ei, você, humano que lê esta sinopse. Sim, você que reclama do tempo e da morte. Dos amores e da existência. Hoje é o seu dia de sorte: minha vida é muito pior. E dura só seis minutos.

Macaco Albino: Pimenta

Sinopse: Humanos ou macacos, amamos uma comida de boteco! Mas às vezes o prato precisa ser salvo por uma bela pimenta! Macaco Albino vai sentir na pele que é melhor tomar cuidado com o que deseja…

Sub-humano (Less Than Human)

Sinopse: Após um surto de zumbis, eles são exilados em acampamentos isolados. Um jornalista preconceituoso resolve provar que eles não estão aptos a serem reabilitados.

Ao Entardecer (Late Season – Nachsaison)

Sinopse: Um casal de idosos parece ter perdido o afeto um pelo outro. Um dia na praia, depois de adormecer, algo incrível acontece com eles – algo que reaviva o romantismo esquecido há muito tempo.

 Além dos Livros (Beyond the Books)

Sinopse: Descubra a imensidão de uma enorme biblioteca através dos olhos de um velho bibliotecário e de um jovem rapaz, fã de histórias em quadrinhos.

 Espaço Negativo (Negative Space)

Sinopse: Meu pai me ensinou como fazer as malas.

Sobre uma Mãe (Pro Mamu – About a mother)

Sinopse: História sobre uma mãe que deu tanto de si que parece não ter lhe restado nada mais… mas a vida oferece novas oportunidades.

 

INFANTIL

 Caçadores de Estrelas (Starhunters)

Sinopse: Um jovem astrônomo quer aproveitar a noite de céu bonito mas se depara com um caçador que tem outros planos.

 O Passarinho e a Lagarta (The Little Bird and the Caterpillar)

Sinopse: É verão. Lá no alto de uma árvore, o Passarinho cuida das folhas verdes de seu lar. De repente, uma lagarta faminta e glutona começa a comer as folhas apetitosas.

 Sobre um Quati (About Coati)

Sinopse: Uma história que mostra como transformar seus pontos fracos em pontos fortes. Às vezes as esquisitices podem torná-lo significativo e fazer com que você seja reconhecido.

 Sabaku

Sinopse: Quando o melhor amigo de Sabaku morre, ele precisa encontrar um novo amigo. Ele tenta se conectar com espécies diferentes, mas logo descobre que não é tão fácil quanto parece.

 

CONVIDADOS

 Pai e Filha (Father and Daughter)

Um pai dá adeus à sua filha pequena e vai embora. Ela espera seu retorno por dias, meses, anos…

Sujismundo e Dr. Prevenildo (Manual de Higiene Pessoal)

Comercial que apresenta o personagem Sujismundo.

 Apesar de Tudo

Sinopse: Um pequeno conto sobre a criatividade humana atravancada pela destruição e morte trazidas pela guerra. Como pode uma obra desenvolvida transcender o seu criador.

Vaysha, a Cega (Blind Vaysha)

Sinopse: Vaysha nasceu com um olho verde e outro marrom. Um vê somente o futuro, outro somente o passado…

 

SESSÃO PETROBRAS

 Como Lidar com a Morte (How to Cope With Death)

Sinopse: A morte visita uma velhinha que parece estar pronta para ser ceifada. Mas as aparências enganam, essa velhinha sabe muito bem lidar com a morte.

 KJFG no.5

Sinopse: Três músicos profissionais – o urso, o coelho e o lobo – estão praticando sua arte na floresta quando são surpreendidos por um caçador…

 

FOCO CANADÁ

 Toda Criança (Every Child)

Sinopse: Filme produzido a pedido da UNICEF, ilustra o direito de toda criança a ter um nome e a ter uma nacionalidade. Vencedor do Oscar na categoria de melhor curta-metragem de animação em 1980.

 

Consulte a programação completa no site do evento: http://filmes.animamundi.com.br

Tercio Strutzel ama histórias, seja no cinema, séries, livros ou quadrinhos! Foi editor do fanzine Paralelo, mas hoje quase não consegue desenhar. Se especializou em Presença Digital, mas tem diversos projetos fervilhando na mente. Está sempre em busca de atividades culturais por São Paulo.