Crítica: Aos Teus Olhos aborda assuntos polêmicos como pedofilia e linchamento virtual

Compartilhe

Aos Teus Olhos, dirigido por Carolina Jabor, traz como destaque dois assuntos que por si só são bastante polêmicos: uma suposta acusação de pedofilia e o linchamento virtual através das redes sociais. É aquele tipo de filme que faz você pensar depois que deixa a sala de cinema.

A história toda acontece em 24 horas e mostra como a vida de alguém pode mudar por completo de um minuto a outro. No filme, Rubens, interpretado por Daniel de Oliveira, é um professor de natação que dá aulas para uma turma de crianças. Ele é simpático e adorado pelos alunos. Tem uma namorada, um emprego que gosta e parece tudo bem.

Tudo muda quando a mãe de um dos seus aluno o acusa de ter assediado o filho no vestiário. O pai do menino, interpretado por Marco Ricca, vai ao clube de natação confrontar a diretora, papel de Malu Galli e pede um rápido posicionamento. Diante de uma acusação tão grave, ela prefere averiguar os fatos antes tomar qualquer atitude.

A partir de então, a vida de Rubens vira do avesso. A mãe do menino, indignada pelo clube não ter tomado uma atitude imediata, envia uma mensagem pelas redes sociais acusando o professor. Em questão de minutos, Rubens tem seu nome associado à pedofilia, mesmo antes dele próprio saber o que estava acontecendo.

 

Culpado ou não?

Apesar do ponto inicial de toda a história seja um possível assédio a uma criança, o filme destaca o poder da internet em destruir a imagem de uma pessoa. Como os fatos são mostrados, fica impossível saber se Rubens é realmente culpado ou não.  Mas antes de qualquer investigação policial, sua reputação já foi afetada

Coletiva de imprensa com Marco Ricca, Malu Galli, Carolina Jabor, Daniel de Oliveira e o roteirista Lucas Paraizo. Crédito da imagem: Mirella Stivani

É importante destacar que o filme não revela se Rubens realmente assediou a criança. A decisão cabe a quem assiste, a partir de diferentes cenas e situações. Não existe nada de concreto, mas também há algumas evidências, é tudo ambíguo. O clima de desconfiança permanece até o fim.

O roteiro de Aos Teus Olhos foi adaptado da peça de teatro catalã “O Princípio de Arquimedes”. A temática lembra de outros filmes como “Dúvida (2008)” e “A Caça (2012)”, que também abordavam a condenação moral antes do julgamento real. Com certeza, o tema causa desconforto e nos leva a muitas reflexões.

 

 

 

Avaliação do Cinéfilos Anônimos
Avaliação dos Visitantes do site
[Total: 7 Média: 3.4]

Compartilhe

Bem-vindo a Wonderland! Eu amo cinema, séries, livros, viajar e música. Sempre em companhia de um delicioso café, claro. Ah, também queria aprender a tocar guitarra.