Black Mirror: Bandersnatch | Netflix está sendo processada por “copiar” formato interativo

A editora americana Chooseco LLC  entrou em processo contra à Netflix alegando que a gigante do streaming está violando seus direitos autorais. Segundo o The Hollywood Reporter a empresa deu entrada no processo nesta sexta-feira (11).

Mas o que realmente é essa acusação?

Acontece que a frase “Choose Your Own Adventure” ou “Escolha sua própria aventura”, em português é uma marca registrada que pertence à empresa Chooseco LLC, que é uma editora de livros responsável por lançar títulos no mesmo formato entre 1979 e 1998 e que permite que o leitor escolha os caminhos dos personagens, assim resultando que a narrativa tenham finais diferentes, como acontece em Black Mirror: Bandersnatch”. A empresa alega que a Netflix usa da mesma estrutura para o Bandersnatch e que também a frase é usada em umas das cenas em que acontece um diálogo entre o protagonista Stefan (Fionn Whitehead) e seu pai, no qual que ele explica a estrutura do vídeo-game que está criando.

Segundo a Chooseco, a Netflix havia entrado em negociações com a empresa ainda em 2016 para comprar o direito ou licenciar a frase para que ela possa fazer uso em filmes e desenhos interativos, mas de acordo no que está escrito no processo, não houve negócio e o serviço de streaming até então não possui nenhum registro de licença para o uso da marca/frase.

Os advogados da Chooseco alegam também que a Netflix já usou a frase patenteada em outras ocasiões, principalmente para promover produtos infantis de seu catálogo, todos com formato interativo. Atualmente, o estúdio 20th Century Fox é quem tem os direitos cinematográficos e televisivos de “Escolha Sua Aventura”. 

Em trechos do processo, a editora alega que:

“A Netflix usou intencionalmente a famosa marca da Chooseco para se beneficiar das associações positivas com – e para efeito de nostalgia – a marca por adultos que leram a série quando jovens.

O conteúdo escuro e, às vezes, perturbador do filme, não combinam com a boa vontade e as associações positivas da marca Chooseco e mancham seus produtos.

Sobre Black Mirror: Bandersnatch

O filme interativo derivado de umas das séries de maior sucesso do streaming, conta a história de um jovem e problemático programador de jogos e que quer transformar o conteúdo de um livro em vídeo-game e durante todo esse processo o protagonista passa por questões complexas em que boa parte delas são definidas pelo espectador, em que a sua escolha vai determinar o rumo do personagem, já que ele atende a todas escolhas que são feitas por você.

 

 

 

Publicitário, Designer e Crítico de Cinema. É obcecado por monstros gigantes e, talvez, o ser que mais assistiu Breaking Bad neste planeta. Raulseixista desde a infância, hiberna uma vez por ano nos alpes de Itapira, ouvindo 12 horas interrupta do Maluco Beleza