Crítica: Duas Coroas retrata de forma didática a vida e obra de São Maximiliano Kolbe.

Maximiliano Kolbe ficou conhecido por ter dado a sua própria vida para salvar um pai de família que ele sequer conhecia. Essa história chocou o mundo levando-o a ser canonizado futuramente, mas ao assistir ao documentário Duas Coroas vemos que Kolbe sempre deu boa parte da sua vida para ajudar a quem precisasse mais do que ele.
O documentário dirigido por Michal Kondrat, começa com jovem Maximiliano estudando em um seminário mostrando a sua vontade de ajudar a todos e o seu encantamento pelas obras do Criador. Depois conhecemos parte de sua mente genial, que com uma lógica avançada conseguiu imaginar elementos e viagens que seriam possíveis para a humanidade pelo menos 50 anos mais tarde.

Duas Coroas tem tudo o que um documentário precisa ter.

Um apresentador visita os lugares por onde o padre viveu e alternando cenas com atores para representar momentos da vida de Maximiliano, com cenas que usam monges franciscanos e historiadores, o longa garantiu a fidelidade dos fatos que comprovariam alguns dos milagres que a presença, postura e forma de vida altruísta do padre conseguiram realizar.
Idealizador e realizador de grandes feitos, Kolbe foi uma influência positiva para milhares de pessoas no mundo todo. Conhecendo os malefícios da Primeira Guerra Mundial, ele também foi missionário no Japão antes mesmo de se iniciar a Segunda Grande Guerra. E seus dias vividos em um campo de concentração em Alshiwirz concluem a história desse documentário.

O ator foi além da semelhança física.

O ator Adam Woronowicz que interpreta Kolbe em sua fase adulta conseguiu deixar viver como um verdadeiro homem de fé nas esquetes criadas para guiar o espectador. Entretanto os atores auxiliares ou talvez, a direção de atores, não permitiu maior aprofundamento por não ter a mesma verdade expressa por Adam Woronowicz.
O filme é polonês falando de um personagem polonês importante para o mundo. Mas como em muitos documentários, o áudio original ficou prejudicado pela dublagem. Mas ainda assim, rapidamente nos acostumamos a ouvir a dublagem sobreposta ao áudio original.

Efeitos gráficos ajudam a completar a aula de história.

Os efeitos gráficos em um documentário são ótimos para colaborar com a didática, e em Duas Coroas os gráficos ajudam a destacar algumas ideias impressas nos manuscritos de Kolbe, ou alguns detalhes nas fotos do padre e de suas principais obras.

Se você gosta de saber de histórias de empreendedorismo social, de pessoas de bom coração que fizeram muita diferença nesse mundo, certamente você vai gostar desse documentário.

 

São Maximiliano Kolbe

 

Avaliação do Cinéfilos Anônimos
Avaliação dos Visitantes do site
[Total: 0 Média: 0]

Professor de exatas e músico baterista, sempre trabalhou com tecnologia como desenvolvedor. Leitor de quadrinhos de heróis e livros de ficção. Como fã da série Star Trek absorveu a lógica do Sr Spock e muito do comportamento social presente nos capitães das naves da Federação. Vida e longa e próspera a todos.