De Sommeliers para Cinéfilos: 20 Filmes sobre Vinho

O que pode ser melhor do que uma boa lista de filmes? Uma lista de filmes sobre vinhos apreciando um belo vinho é uma boa pedida!!

Confira os 20 Filmes sobre Vinhos selecionados pelos Cinéfilos Anônimos e também os 6 destaques da matéria no vídeo abaixo.

 

Sideways – Entre Umas e Outras (Sideways)
Diretor: Alexander Payne
País / Ano: EUA, 2004
Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinícolas do Vale de Santa Inez, na Califórnia. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.

 

Um Bom Ano (A Good Year)
Diretor: Ridley Scott
País / Ano: EUA, 2006
Aos 11 anos, Max Skinner (Freddie Highmore) é cuidadosamente educado na arte de saborear vinhos por seu tio Henry (Albert Finney), dono de um vinhedo na França. Adulto, Max (Russell Crowe) torna-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres, sem qualquer tempo para degustações mais duradouras. Certo dia Max recebe a notícia de que Henry morreu, deixando-o como único herdeiro. Prevendo bons negócios, resolve fazer uma rápida viagem para visitar a nova propriedade. Mas, uma vez ali, percebe que não será tão fácil vender o lugar que lhe traz tantas lembranças de infância.

 

Caminhando nas Nuvens (A Walk in the Clouds)
Diretor: Alfonso Arau
País / Ano: EUA/Mex, 1995
Depois de 4 anos de 2ª Guerra Mundial e ainda relembrando os horrores das batalhas, a vida de vendedor de chocolate de Paul Sutton (Keanu Reeves) muda ao conhecer Victoria Aragón (Aitana Sánchez-Gijón) e ao ajudá-la assumindo a criança que a mesma leva no ventre. Paul e Victoria contornam várias situações no vinhedo Las Nubes e, durante a celebração da colheita, descobrem que estão fortemente apaixonados.

 

Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona)
Diretor: Woody Allen
País / Ano: EUA/Esp, 2008
Duas jovens americanas – a conservadora Vicky (Rebecca Hall) e a aventureira Cristina (Scarlett Johansson) – viajam para Barcelona a fim de passar as férias de verão e acabam se envolvendo em confusões amorosas com Juan Antonio (Javier Barden), um artista extravagante, e sua insana ex-esposa (Penélope Cruz).

 

Somm (Somm)
Diretor: Jason Wise
País / Ano: EUA, 2012
Esse documentário acompanha a saga de 4 candidatos a um dos títulos mais disputados do mundo, o qual apenas 230 pessoas possuem: Mestre Sommelier. Somm, faz referência à expressão usada para designar o especialista em vinhos. A trama de casos reais mostra o alto nível de conhecimento necessário para vencer as três etapas de avaliação (teoria, nariz e serviço) e conquistar um dos postos mais cobiçados da gastronomia. O mesmo diretorproduziu uma sequência em 2015.

 

A Sorte do Vinicultor (The Vintner’s Luck)
Diretor: Niki Caro
País / Ano: França, 2009
O conto apaixonado de Sobran Jodeau (Jérémie Renier), um enólogo camponês jovem ambicioso e os três amores de sua vida – sua bela esposa Celeste (Keisha Castle-Hughes), a baronesa intelectual orgulhosa, Aurora de Valday (Vera Farmiga) e Xas (Gaspard Ulliel), um anjo que parece até uma improvável amizade duradoura, mas que beira o erotismo com ele. Sob sua orientação, Sobran é forçado a compreender a natureza do amor e crença no processo de luta com o sensual, o sagrado e o profano – em busca da safra perfeita.

 

Comer Rezar Amar (Eat Pray Love)
Diretor: Ryan Murphy
País / Ano: EUA, 2010
Acreditando que a vida é algo mais do que ter um marido, uma casa e uma carreira, Liz Gilbert (Julia Roberts) descobre um novo apetite pela a vida nesta inspiradora história verdadeira, baseada num livro de enorme sucesso de vendas. Liz deixa Nova York decidida a passar um ano viajando pela Itália, Índia e Bali em busca da descoberta pessoal através da boa comida, da meditação e da esperança de encontrar o amor verdadeiro.

 

Red Obsession (Red Obsession)
Diretor: David Roach e Warwick Ross
País / Ano: Hong Kong, 2013
Durante séculos, Bordeaux assumiu um status mítico no mundo dos vinhos finos como um fio condutor de riqueza, poder e influência, mas sua prosperidade sempre esteve ligada à natureza caprichosa dos mercados e as mudanças econômicas das economias globais. Agora, a mudança está chegando para Bordeaux, com clientes tradicionais, como os EUA e o Reino Unido caindo, à medida que os preços da China jogam a disputa para níveis estratosféricos. A demanda é sem precedentes, mas o produto é finito e este novo cliente quer tudo. Será que o mercado da China é a bolha que não explode ou a maior ameaça aos séculos de reputação de Bordeaux?

 

O Julgamento de Paris (Bottle Shock)
Diretor: Randall Miller
País / Ano: EUA, 2008
Em 1976, um pequeno vinicultor americano desafiou a tradicional supremacia francesa e provocou uma tensão na indústria vinícola mundial ao colocar a Califórnia no mapa dos bons vinhos. Baseado em fatos reais, o filme mostra como a história do vinho mudou para sempre a partir do que se convencionou chamar de “Julgamento de Paris”.

 

O Ano do Cometa (Year of the Comet)
Diretor: Peter Yates
País / Ano: EUA, 1992
A sofisticada Maggie conhece o charmoso e rude Oliver na adega de degustação de vinhos de seu pai. Além da antipatia mútua, descobrem que sentem algo mais. Maggie está pronta para desafiar o mundo intrincado dos vinhos e continuar os negócios de seu pai. A oportunidade chega quando surge um trabalho para um catálogo destas pérolas engarrafadas, em uma negligenciada adega na Escócia. Acompanhada por Oliver, encontra um inquilino ameaçador, e ambos acabam encontrando muito mais que uma simples adega.

 

The Duel of Wine (The Duel of Wine)
Diretor: Nicolás Carreras
País / Ano: Itália/Argentina, 2018
Charlie Arturaola, um famoso sommelier, não fazia ideia das consequências que uma participação sua em um filme poderiam ter. O papel interpretado por ele, de um sommelier sem paladar, acabou destruindo sua carreira e marcando sua imagem para sempre. Mas, anos depois, ele colocará em prática seu plano de voltar ao mundo dos vinhos ao conhecer acidentalmente um novo degustador italiano.

 

Um ano na Borgonha (A Year in Burgundy)
Diretor: David Kennard
País / Ano: EUA, 2013
O filme/documentário acompanha todas as fases da produção do vinho na Borgonha, trazendo à tona a intimidade dos vinicultores e suas famílias, a rotina de trabalho, os momentos de apreensão e o amor pelo ofício. O longa mostra a história de sete produtores da região, acompanhada de perto pela francesa Martine Saunier, respeitada comerciante de vinhos estrangeiros nos Estados Unidos.

 

Sangue & Vinho (Blood and Wine)
Diretor: Bob Rafelson
País / Ano: EUA, 1996
Alex Gates (Jack Nicholson) é um negociante de vinhos que está com o casamento em crise e financeiramente se encontra em estado crítico. Ele planeja roubar, com a ajuda de um cúmplice, um colar de 1 milhão e trezentos mil dólares e fugir com sua amante latina (Jennifer Lopez). Tudo parece dar certo, mas após uma séria briga com a esposa (Judy Davis) ele acaba perdendo a mala na qual se encontra a jóia. A partir deste momento a situação fica totalmente fora de controle.

 

Meia Noite em Paris (Midnight in Paris)
Diretor: Woody Allen
País / Ano: EUA/Esp, 2011
Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Entre almoços e jantares regados a muito vinho, Gil volta a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

 

Saint Amour – Na Rota do Vinho (Saint Amour)
Diretor: Benoît Delépine e Gustave de Kervern
País / Ano: França, 2017
Jean e Bruno, pai e filho, decidem deixar o seu cotidiano conflituoso na agricultura para trás para realizar uma viagem. Contratando Mike como seu motorista particular, os dois embarcarão em uma viagem, uma verdadeira turnê pela região vinícola da França, uma jornada inesperada que fará com que os três repensem suas próprias vidas e aprendam uma coisa ou outra sobre si mesmos durante o caminho.

 

O Sabor do Amor (The Chateau Meroux)
Diretor: Bob Fugger
País / Ano: EUA, 2012
Wendy (Marla Sokoloff) e seu pai distante não se falavam há anos, quando ela descobre que ele morreu e lhe deixou o Chateau Meroux, uma vinícola localizada no norte da Califórnia. Para assumir a herança, ela tem que deixar São Francisco. Ao mudar-se para lá, ela descobre que a competição no ramo é feroz, pois seu inescrupuloso concorrente, Nathan, fará tudo para comprar sua vinícola, pois o Chateau Meroux está correndo o risco de fechar suas portas. É quando um morador local, o carismático e atencioso Chris (Barry Watson), oferece a Wendy uma ajuda na arte de produzir vinho. Mas o que Wendy não podia imaginar quem realmente é esse rapaz.

 

O Segredo de Santa Vitória (The Secret of Santa Vittoria)
Diretor: Stanley Kramer
País / Ano: EUA, 1969
Bombolini é um bêbado boa pessoa que vive em Santa Vittoria, uma cidadezinha italiana praticamente à margem da Segunda Guerra Mundial. Mas quando chega a notícia de que o governo fascista se rendeu, Bambolini sobe numa caixa d’água e chora pela bandeira. Logo uma multidão cerca o local e grita o nome dele. Com apenas esse gesto a vida de Bombolini irá mudar para sempre.

 

O Vale das Paixões (This Earth Is Mine)
Diretor: Henry King
País / Ano: EUA, 1959
Em 1931, Elizabeth Rambeau (Jean Simmons) sai da Inglaterra e vai viver na Califórnia com sua tia e seu tio, originários de uma dinastia de produtores de vinho, que ainda são ricos, apesar dos 12 anos de lei seca. Objetivo: casar-se com o herdeiro de um vinhedo, para consolidar ainda mais as participações no Vale. Mas John Rambeau (Rocky Hudson), primo ilegítimo de Elizabeth, tem outras ideias sobre com quem ela deveria se casar, e se opõe fortemente à recusa do patriarca Philippe (Claude Rains) de vender uvas para vinho para contrabandistas. As atividades de John trazem a violência para o vale, e uma verdadeira novela para a família Rambeau.

 

Mondovino (Mondovino)
Diretor: Jonathan Nossiter
País / Ano: França/Itália/Argentina/EUA, 2004
Bordeaux, Napa, Florença, Toscana, Cafayate (Argentina) e Pernambuco. Através destas regiões o diretor Jonathan Nossiter apresenta neste documentário os caminhos do vinho e a globalização dos sabores. Histórias de grandes vinicultores como a família Mondavi, o maior produtor de vinho da Califórnia, e também de pequenos como a família De Montilli, que luta para manter suas terras e as características de seu vinho.

 

Entre Vinhos e Amores (La Cucina)
Diretor: Allison R. Hebble
País / Ano: EUA, 2007
Um drama romântico sobre a vida, o amor e a alegria de cozinhar. Situado entre três histórias entrelaçadas, o filme explora as diferentes facetas de novos relacionamentos, a gravidez e a infidelidade, em última análise, a cozinha acaba por se tornar o centro das suas vidas. Três mulheres, três amigas e vizinhas, preparam o jantar: Lily, solteira, aguarda Michael, um homem mais velho por quem está se apaixonando; Shelly, grávida espera pelo marido, e Jude, prepara o jantar para seu amante, um diretor de cinema que trabalha até tarde.

 

Sobre Amigos, Amor e Vinho (Barbecue)
Diretor: ric Lavaine
País / Ano: França, 2014
Antoine Chevalier (Lambert Wilson) sofre um ataque cardíaco no dia em que comemora com amigos seu aniversário de 50 anos. Ele se dá conta que passou boa parte dos últimos anos tomando cuidados com a saúde e a aparência e, decepcionado com o acontecido, decide adotar um novo estilo de vida.

Tercio Strutzel ama histórias, seja no cinema, séries, livros ou quadrinhos! Foi editor do fanzine Paralelo, mas hoje quase não consegue desenhar. Se especializou em Presença Digital, mas tem diversos projetos fervilhando na mente. Está sempre em busca de atividades culturais por São Paulo.