Dia Mundial dos Animais

Dia Mundial dos Animais – 10 filmes para os amantes dos peludos!

4 de Outubro. Hoje comemoramos o Dia Mundial dos Animais, os nossos melhores amigos, os peludos que chegam desconhecidos mas em menos de uma semana já fazem parte de nossa família. Aqueles que passam dias e noites com nosso bom ou mau humor, com nossas crises, com nossos segredos e que conseguem em tão pouco tempo um lugar especial no nosso coração.

Hoje é o dia que todos os “malucos” por cachorros, gatos, aves, iguanas ou qualquer animal que seja podem sair gritando – na verdade, isso é permitido todo o dia, viu?! – nossa paixão pelos bichos de quatro patas e nada melhor do que um bom filminho, uma pipoca, e seu amigão enrolado na sua perna depois de um dia cansativo de trabalho.

Pensando nisso, separamos 10 filmes para comemorar o Dia Mundial dos Animais da melhor maneira possível. Alguns clássicos, outros dramas, animações e até as figurinhas marcadas da sessão da tarde e cinema em casa. Vamos lá?

Dia Mundial dos Animais

Marley & Eu (2008)

Marley & Eu, quem nunca sofreu com Owen Wilson e seu labrador nesse filme que jogue a primeira pedra. O filme, baseado em um bestseller, trouxe a história que é mais comum do que nós imaginamos quando arrumamos um filhote bagunceiro. Marley é o pesadelo de qualquer um que arruma um novo integrante para a família. Ele destrói tudo, só traz prejuízo, faz os donos passarem vergonha e tira a paz da casa… Porém, o filme acerta em cheio ao mostrar que apesar de toda a dor de cabeça, Marley é um membro da família e é tratado com respeito, amor e paciência até o final de sua vida, como todo cão merece ser tratado.
O filme, obviamente, foi um sucesso estrondoso nos cinemas de todo o mundo. Levou as lágrimas até mesmo os mais “durões” com uma história real que vale a pena ser contada e repetida à todos. Um filme para toda a família e principalmente para quem tem um Marley em sua vida.

 


Dia Mundial dos Animais

Sempre Ao Seu Lado (2009)

Sempre Ao Seu Lado. Concorrente ali na cola de Marley & Eu, o filme que também conta uma história real chegou apenas um ano depois do nosso labrador favorito e dessa vez conquistou o nosso coração – e partiu ao mesmo tempo – com a história de Hackiko. O akita que foi resgatado por seu dono em uma linha de trem, o amou até o último momento de sua vida, literalmente. A raça de cachorro que é conhecida por sua lealdade aqui foi retratada da maneira mais honrosa e triste de todas.

Após o dono de Hackiko sofrer um infarto fulminante e nunca mais retornar do trem, o cão o esperou até o fim. Outra realidade importante pra quem ama um cachorro e o cria como família. Você tem amigos, sociais com pessoas, outros interesses, mas para o seu cão, você é o mundo todo dele. Uma tortura agridoce para quem ama cachorro.

 


Dia Mundial dos Animais

Pets – A Vida Secreta dos Bichos (2016)

Pets – A Vida Secreta dos Bichos já é puxado para um lado mais feliz. Um dos maiores sucessos da Sony em quesito animação, Pets chegou com tudo nos cinemas arrebatando o coração dos donos de cães e gatos ao mostrar a “rotina” deles enquanto não estamos em casa. O desenho é uma das coisas mais fofas existentes no mundo do cinema e com certeza tira qualquer um da “bad”. Além de ser lindo, o desenho serve para a família ver toda reunida e ensina os pequenos a importância do respeito aos animais.

animação também ganha um ponto extra ao mostrar de uma forma leve um pouco dos danos sofridos pelos cães após o abandono ou a morte de seu dono. Aqui vemos o lado bom da vida de um cão amado com sua família, e também vemos um pouco dos traumas dos desafortunados.

 


Dia Mundial dos Animais

Todos os Cães Merecem o Céu (1989)

Todos os Cães Merecem o Céu é um dos títulos mais verdadeiros dessa lista. O desenho animado foi lançado no final dos anos 80 e é lembrado por muitos com carinho até hoje por suas reprises na televisão aberta. Longe de ser um clássicos Disney, a animação tem um clima bem leve e um roteiro inteiramente feito para o público infantil. O legal do filme é ver os sentimentos sendo colocados acima dos interesses ou pensamentos ruins.

É um ótimo filme pra mostrar ao pequeno e ele entender um pouco do que é a parceria e companheirismo que podem ser criados rapidamente entre um humano e um animal.

 


Dia Mundial dos Animais

Meu Cachorro Skip (2000)

Meu Cachorro Skip é o sonho de toda criança que quer ter o seu primeiro melhor amigo de quatro patas. No filme conhecemos Willie e seu fiel amigo, os dois fazem de tudo juntos desde aprontar confusão na feira, jogar bola, enfrentar valentões, fazer amigos e conquistar a garota mais bonita da escola. Skip foi com certeza a inspiração de muitas crianças que sonhavam em voltar do colégio e ter um peludo esperando na porta de casa, ou de ir na padaria e ter aquele pequeno cachorro o acompanhando. Um conto de fadas dos apaixonados por cães.

O filme também ganha pontos por sua leveza e delicadeza em contar os pontos fortes e fracos de crescer com um animal, assim como o respeito e o companheirismo que devem permanecer mais fortes do que qualquer obstáculo.

 


Dia Mundial dos Animais

Um Gato de Rua Chamado Bob (2016)

Um Gato de Rua Chamado Bob entra para a lista de histórias reais que foram primeiro para os livros e depois ganharam um espaço na tela do cinema. O filme tem uma história muito bonita de como um homem completamente viciado conseguiu sair das drogas após encontrar um sentido em sua vida: proteger e cuidar do seu gato. A história de Bob com seu dono tem momentos conturbados, mas é emocionante ver como uma pessoa – mesmo em seu pior momento – consegue colocar o seu amor por um animal acima de qualquer outra necessidade ou vício.

A história é inspiradora não só para quem ama gatos e outros animais, mas também por quem se vê sem esperanças e estagnado em algum momento da vida. As vezes podemos ser salvos pelas coisas mais simples, ou pelos animais mais inesperados.

 


Dia Mundial dos Animais

Quatro Vidas de Um Cachorro (2017)

Quatro Vidas de Um Cachorro é um dos filmes mais conturbados recentes… O filme teve uma péssima propaganda após divulgarem vídeos suspeitos de um dos animais nos bastidores. Mesmo com a produção e os atores negando maus tratos, o filme acabou perdendo sua grande estreia, porém não dá pra negar que a intenção de quem fez e criou a história era de contar algo recheado de amor e respeito pelos animais. O filme é especial, principalmente para quem acredita em algo além da vida.

Com quatro vidas do mesmo animal sendo contadas, o filme parte da crença da reencarnação e consegue emocionar mostrando diversas vidas que um cachorro pode ter. É, com certeza, algo reconfortante para quem perdeu o seu amigo e quer acreditar que ele pode voltar a fazer parte da sua vida; ou para alguém que vê um animal sofrendo tanto em uma vida saber que ele tem uma próxima chance com a mesma consciência. Independente da crença, o filme é um dos mais bonitos no quesito amor.

 


Dia Mundial dos Animais

Babe, Um Porquinho Atrapalhado (1995)

Babe, Um Porquinho Atrapalhado é outro filme que marcou todas as crianças que cresceram nos anos 90. O filme que conta a história do porquinho Babe que não satisfeito com a suas tarefas decidi que será um pastor de ovelhas, como os cães. O filhote extremamente fofo consegue mudar toda a rotina da fazenda e passa uma mensagem muito bacana de superação com a maioria de seus personagens principais sendo animais.

Com os obstáculos sendo deixados para trás e a dedicação acima de tudo, Babe é inscrito no Torneio Nacional de Pastoreiro. Outro filme que serve como um prato cheio para a nostalgia dos desenhos infantis do anos 90, assim como para ver em família com os sobrinhos e filhos.

 


Dia Mundial dos Animais

As Aventuras de Chatran (1986)

As Aventuras de Chatran é um dos filmes mais antigos – se não o mais – da nossa lista. O gatinho laranja protagonista desse filme foi uma figurinha marcada durante muitos anos no cinema em casa do SBT, popular quadro para exibição de filmes em concorrência com a sessão da tarde, da Globo. Aqui acompanhamos Chatran, um gatinho muito do levado – como a maioria dos filhotes – e seu fiel amigo, um filhote de cachorro. Em uma brincadeira que acaba dando errado, o gato se afasta da fazenda onde vive e vai parar dentro de uma floresta, seu fiel amigo o segue e explora a flora do Japão com ele.

O filme não é nenhuma obra de arte, porém é uma distração pra lá de agradável para se ver em família e sentir um pouco da nostalgia dos anos 80 com um filme precioso desses.

 


Dia Mundial dos Animais

Cavalo de Guerra (2011)

Cavalo de Guerra mistura duas coisas que nós definitivamente não queremos ver juntas: guerra e animais. O filme que se passa na Segunda Guerra Mundial mostra uma realidade pouco pensada para quem teve tanta desgraça e desespero em uma mesma época. Além dos judeus e de todas as pessoas que foram extremamente maltratadas pelo exército nazista, vale pensar nos animais que foram enviados a guerra sem saber o sentido daquilo, obedecendo ordens abaixo de balas e muitas vezes se perdendo da única coisa que faz sentido em sua vida: seu dono.

A história conta aqui a jornada quase impossível que um soldado resolve fazer após perder o seu cavalo na guerra. A ligação dos dois é tão grande que faz o jovem ir aos lugares mais perigosos e atravessar estradas e mais estradas em busca de seu amigo fiel. É um filme triste, mas não tem como não ver a beleza na fidelidade dos amigos protagonistas aqui.

 


Gostou da nossa lista? Conta pra gente quais filmes que tem os bichinhos como protagonistas mais agradam vocês, e ah, não esquece do biscrok ou do whiskas hoje pra agradar o seu amigo no dia dele!

 

 

Devoradora de séries, com mais de 100 na grade atualmente. Eterna fã de LOST e apaixonada por ficção científica. Diz a lenda que encara qualquer filme, desde que não tenha nenhum brinquedo assassino envolvido.