Game of Thrones: Todas as revelações da temporada 7

O Inverno Chegou!

[Alerta de Spoilers]

No próximo domingo (16/07) finalmente seremos brindados com o retorno de Game of Thrones. Desta vez a espera foi maior que um ano devido aos atrasos nas filmagens ocasionadas pelo inverno instável no hemisfério norte, portanto as expectativas também se expandiram!

É certo que ainda não teremos grandes desenlaces nesta sétima temporada, afinal o Winds of the Winter ainda não foi lançado e a série foi programada para não antecipar muitos dos acontecimentos do livro. Mesmo assim, diversas pontas soltas deixadas no final da sexta temporada devem ser conectadas agora. Os trailers (no final desta matéria), entrevistas e sinopses divulgados até agora já deixaram boas pistas do que está por vir. Esta matéria reúne as principais teorias levantadas a partir dessas fontes. Confira!!

 

Jon Snow vai saber a verdade sobre seus pais

Conduzido pelo Corvo de Três olhos, Bran (e todos nós) já sabe a verdade sobre o nascimento de Jon Snow. Como ele vem se dirigindo à Muralha, pode ser que o encontro com os irmãos venha a acontecer nesta sétima temporada. A partir desta reunião vai contar a vedade ao seu meio irmão? Será que Bran viu algo mais, como por exemplo, que Jon poderia ser Azor Ahai? Tão importante quanto tudo isso, qual será a reação de Jon Snow diante dessa revelação bombástica!! Saber que é meio Stark, meio Targaryen poderá influenciar no seu comportamento futuro?

 

 

O Banco de Ferro receberá o que lhe é devido

Por diversos momentos ao longo da série temos a sugestão de que as divisas monetárias do reino estão em situação frágil desde a morte de Robert. A batalha contra Stanis, as festas de casamentos, os subornos de Tywin e as batalhas de Jaime consumiram ainda mais os recursos.  Apesar do lema “Os Lannister pagam suas Dívidas” não é bem isso o que vem acontecendo recentemente. De outro lado o Banco de Ferro em Bravos se utiliza da estratégia para cobrar seus devedores patrocinando os inimigos dos mesmos. Isso já ocorreu com Stannis e o que não faltam são exércitos se posicionando contra os Lannister.

 

As politicagens de Little Finger

Lorde Petyr Baelish se tornou conhecido por sempre se posicionar do lado que tem mais chances de vencer a batalha em questão. Suas traições e joguetes o mantiveram em alta conta com muitas Casas durante muito tempo, mas aos poucos sua máscara está caindo. Após sua participação crucial na Batalha dos Bastardos ele está entre Sansa e Jon Snow. Mas o que poderia se desenhar como uma parceria estratégica parece descambar para mais traições, já que o Mindinho fará de tudo para criar intrigas entre a herdeira Stark contra o rei do Norte. E convenhamos que até agora Sansa sempre foi dependente no quesito tomar decisões.

 

 

Casas Martel e Tyrell querem vingança

Temos aqui duas casas que estavam em lados diferentes em relação aos Lannister, mas ainda sim ambas mantinham paz com King’s Landing. Entretanto as recentes decisões radicais de Cersei provocaram a morte dos principais representantes de cada Casa. A matriarca Ollena Tyrell, que já não simpatizava com a Rainha Mãe, perdeu seu filho e netos. Ellaria Sand passou anos contendo seu desejo de vingança contra Cersei apenas para atender ao desejo de Oberyn. Com a ruptura, temos mais duas casas poderosas marchando contra Cersei. Some a isso uma cena de beijo entre Yara e Ellaria que aparece no primeiro trailer e já podemos perceber algumas alianças se formando.

 

Teremos um Cleganebowl

O segundo trailer da sétima temporada confirma (por um décimo de segundo) o que muitos suspeitavam: Sandor Clegane, o Cão, está vivo! É difícil afirmar para qual lado o Cão irá marchar, embora exista uma teroria de que ele irá se aliar a Beric Donderrion e a Irmandade Sem Bandeiras. De qualquer forma, são grandes as chances de ele finalmente enfrentar o irmão Gregor, o Montanha que virou um zumbi a serviço de Cersei.

 

 

Sam Tarly na Citadela

Samwell Tarly e sua família adotada terminou a temporada em uma subtrama pequena e distante dos acontecimentos mais intensos por todo o continente. Sabemos que ele está na exuberante biblioteca da Citadela, local onde os Meisters são treinados e formados. Já era vontade do ex-NightWatcher partir para os estudos e agora ele poderá ter acesso à todas as informações místicas conhecidas pelos sábios de Westeros. Some a isso o fato de que ele é o único até o momento que conseguiu matar um White Walker. Seu conhecimento poderá ser decisivo na grande batalha que se aproxima com a chegada do Inverno.

 

Gendry será decisivo na batalha contra WhiteWalkers

As aparições do bastardo de Robert Baratheon sempre provocaram um suspense sobre como ele poderia abalar a linha sucessória do Trono de Ferro. Mas até agora ele ficou relegado ao segundo plano. Nos livros, Gendry sempre foi mais ativo e passou a integrar a Irmandade Sem Bandeiras como ferreiro. Vale lembrar que ele foi um aprendiz de Tobho Mott (Andrew Wilde), um dos poucos profissionais do reino capacitados a forjar aço valiriano, único material em Westeros capaz de matar os White Walkers.

 

 

Euron Greyjoy precisa de aliados

O tio traidor de Theon e Yara tem uma frota e está disposto a lutar pelo Trono de Ferro. Mas ele sabe que sozinho não poderá ir muito longe, portanto precisa de aliados. Por outro lado, a arrogância de Balon afastou a casa Greyjoy de todas as outras no continente. A possibilidade mais viável é de que o auto-intitulado líder das Ilhas de Ferro tente forjar uma parceria com Cersei, já que a atual ocupante do trono de Ferro não possui habilidades bélicas.

 

 

Arya irá reencontrar Nymeria

Na série a companheira de Arya Stark está desaparecida desde que a garota a libertou para fugir da vingança de Joffrey. Já nos livros a loba sempre esteve por perto. Primeiro por Arya demonstrar ter poderes warg e ver através dos olhos da companheira de estimação e segundo por Nymeria ter resgatado o corpo de Catelyn Stark para que ela se tornasse a Lady Stoneheart. Ainda nos livros existem rumores de uma alcateia enorme caminhava pelas Terras Fluviais sob a liderança de uma loba de tamanho assustador, matando inimigos Stark.

 

Reunião Stark (ou o que sobrou deles)

Na sexta temporada já tivemos o emocionante encontro entre Jon Snow e Sansa quando ela conseguiu fugir de Ramsay Bolton e encontrou seu meio irmão na muralha. Após o desencontro nas proximidades do Ninho da Águia, Arya  pode finalmente rever a irmã mais velha, já que está declaradamente a caminho de Winterfell. Além disso, após os desastres na região da árvore represeiro, Bran está próximo da Muralha e também deve se dirigir à sua terra natal. São grandes as possibilidades de os Stark se reunirem novamente, mas não vamos nutrir muitas esperanças pois esta família não se dá muito bem com a sorte.

 

Beric Dondarion é mais importante do que parece

Lá na distante primeira temporada Ned Stark enviou Beric Dondarrion para as Terras Fluviais. Nessa missão ele morreu seis vezes e foi ressuscitado por Thoros de Myr (Paul Kaye) – que, assim como Melisandre, também segue o Senhor da Luz. Tempos depois Beric se tornou o líder da Irmandade Sem Bandeiras e, da última vez que foi visto, estava rumando com seu grupo para o Norte. É justamente nessas condições em que ele aparece no trailer da sétima temporada. Isso significa que a Casa Stark poderá receber um forte aliado na batalha que está por se iniciar. Além disso, a Irmandade Sem Bandeiras compartilha da opinião de Jon Snow em unir esforços contra os WhiteWalkers. Outro ponto sobre o líder rebelde é que foi ele quem concedeu a vida ao corpo de Catelyn Stark  transformando-a em Lady Stoneheart. Pra completar a confusão,  não podemos nos esquecer de um ponto de discórdia, pois o nome de Dondarion consta na listinha de Arya.

 

Bran pode provocar a queda da Muralha

A sexta temporada não foi boa para Bran. Colocado diante de diversas situações complicadas, ele não soube seguir as orientações do Corvo de Três Olhos e fez coisas que geraram consequências desastrosas. Após ter sido tocado pelo Night´s King a proteção mística que o envolvia foi quebrada. Por conta disso os Outros entraram no esconderijo do Corvo e ainda não sabemos o que esse episódio pode significar em termos de magia. Além disso, corre o risco de Bran anular a magia que protege a Muralha da invasão dos White Walkers.

 

Daenerys chega à Westeros vestindo as cores da casa Targaryen

Após seis temporadas ensaiando seu retorno ao continente de Westeros, finalmente veremos Daenerys chegando à Pedra do Dragão, aparentemente abandonada desde a morte de Stannis. É isso o que vemos em um trecho rápido do trailer, onde ela aparece com um vestido preto e um manto vermelho pela primeira vez na série. Além disso, essa vestimenta é sustentada por uma jóia em formato de dragão. Esse trecho ainda permite ver que a descendente da Casa Targaryen está em um dos cômodos da Pedra do Dragão onde se vê um trono feito de um padrão de pedras bem específico.

 

Sansa Rainha do Norte

Na temporada anterior vimos Jon Snow superar diversos obstáculos até ser aclamado como rei do Norte. Porém com a retomada de Winterfell, Sansa passa a ser a herdeira legítima, já que é sangue Stark puro. Na prática sabemos que a nortenha não tem essa vocação para liderança, ao passo que o (suposto)bastardo de Ned está à vontade como líder. Em duas ou três situações ele diverge das decisões apontadas por Sansa, inclusive sobre tomar as terras das casas que apoiaram a casa Bolton. Com a convocação de Jon Snow para visitar Daenerys, Sansa estará sozinha como Rainha do Norte, resta saber o que ela irá fazer.

 

O encontro de Jon Snow com Daenerys e Cersei

Com os exércitos se encaminhando já haviam rumores de que este encontro venha a ocorrer. E nesta semana a figurinista de Game of Thrones, Michelle Clapton, deu com a língua nos dentes. Em uma entrevista sobre os figurinos ela disse o seguinte:

“Ele realmente abraça esse estilo do Norte, o estilo da Muralha, e a razão pela qual o abraça é porque é prático. Tivemos muitas discussões sobre a capa lhe dar presença ou se seria melhor não ter essa presença. Há momentos em que a removemos porque queríamos que ele parecesse mais vulnerável. Especialmente eu acho, quando ele encontra Dany, quando ele vai vê-la pela primeira vez em seus aposentos. Nós decidimos removê-la, mas então, quando ele encontra Cersei, nós a recolocamos.”

 

A espada flamejante do Azor Ahai

Uma das mitologias mais antigas de Westeros conta que Azor Ahai foi um herói lendário que viveu há cerca de oito mil anos antes da chegada de Aegon. Diz-se que durante o meio da Longa Noite, Azor Ahai ergueu-se, enfrentando os Outros e derrotando-os empunhando a sua espada de fogo, chamada Luminífera (Lightbringer). Diz ainda a profecia que “quando sangra estrela vermelha, e as trevas se reúnem, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra”.

Os Outros já iniciaram o ataque a Bran lá Além da Muralha, portanto este pode ser o gatilho do surgimento de um novo Herói. No segundo trailer da sétima temporada vimos uma cena rápida em que uma espada pega fogo sozinha nas mãos de Dondarion. Melissandre acreditava que Jon Snow poderia ser a reencarnação de Azor Ahai, mas as pistas se encaixam também a Daenerys. Algumas teorias ainda apontam Beric Dondarion como o salvador pelo fato de ele ter renascido várias vezes e por brandir uma espada flamejante em batalhas anteriores.

 

Jaime vai ficar do lado de Cersei ou de Tyrion?

Não há mais dúvidas de que a Casa Lannister está rachada de vez. Se o ódio de Cersei por Tyrion já era grande desde a infância e aumentou com a morte do pai, afora que o anão marcha contra King´s Landing a situação só irá piorar entre os dois. Com isso Jaime terá de enfrentar um dilema terrível. De um lado sempre foi apaixonado obcecado por Cersei, mas está cada vez mais intolerante aos desmandos da irmã. Por outro lado, Jaime mostrou compaixão para com o irmão mais novo mais de uma vez.  Embora sempre tenha sido fiel ao nome da família, o primeiro cavaleiro da Guarda Real desenvolveu algum bom senso nas agruras que enfrentou.

 

A profecia sobre o Valonqar

Valonqar  significa “irmão mais novo” em valiriano. Já vimos o episódio que mostra um flashback da infância de Cersei onde ela é advertida pela feiticeira Maggy que iria se casar com um rei, veria seus filhos mortos e perderia a vida nas mãos do Valonqar. Até agora boa parte da profecia já se cumpriu, o que dá grandes chances a um fim iminente da Rainha temporária de Westeros. Mesmo sendo gêmea de Jaime, já foi dito que ela foi a primeira a nascer, portanto qualquer um dos dois irmãos pode concretizar a profecia. Tyrion já não nutre amores pela família há tempos. Jaime, apesar de eternamente apaixonado, parece cansado de ser um fantoche na mão da irmã obcecada pelo poder.  Não podemos esquecer que, no passado, o regicida não hesitou em eliminar um Rei louco pelo poder.

 

A lista de Arya

Ao longo de suas peregrinações Arya sempre manteve viva a chama da vingança representada por sua listinha de nomes a quem pretende matar. Em mais de uma situação a jovem Stark mostrou que realmente está disposta a zerar essa lista. Com seu retorno a Winterfell ela irá se deparar com mais um dos nomes: Petyr Baelish. E vale ressaltar que Arya ainda nem sabe de tudo o que o Mindinho aprontou no Ninho da Águia e como ele “vendeu” Sansa à Roose Bolton. Por tudo isso, temos mais um nome em potencial para ser riscado da lista de Arya Stark.

 

 

Viserion de gelo

Os três filhos dragões, Drogon, Rhaegal e Viserion; da Nascida da Tormenta já estão crescidinhos, libertos e mais ou menos domados. Tanto no final da sexta temporada quanto nos trailers da sétima podemos vê-los voando junto à frota de Daenerys rumo á Westeros. Ninguém tem dúvida de que os dragões farão uma diferença radical nas guerras que estão por vir. Mas já nessa temporada teremos uma virada radical que poderá mudar o rumo de muitos acontecimentos. O rei da Noite poderá matar Viserion e ressuscitá-lo como um Dragão de Gelo!!! As consequências disso são imprevisíveis.

 

Dragão de Três Cabeças

Diversos trechos da mitologia de Game of Thrones já discorreram sobre as três cabeças do Dragão. O dragão de três cabeças representa Aegon, o Conquistador, e suas duas irmãs, Rhaenys Targaryen e Visenya Targaryen. A primeira cabeça, obviamente é a própria descendente Targaryen, Nascida da Tormenta. Após a confirmação de que Jon Snow é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targerian, temos a segunda cabeça. E aqui já se revela o mote das Crônicas de Gelo (Stark) e Fogo (Targaryen). Por fim, baseado nas características físicas de Tyrion nos livros (onde tem cabelos muito mais para o branco Targaryen do que o dourado Lannister) e na obsessão do Rei Louco por Joanna, esposa de Tywin, temos que o anão será a terceira cabeça e poderá montar um dos dragões. Portanto está completada a nova tríade que assumirá o trono de Westeros.

 

As duas grandes batalhas a serem travadas

Confirmando o que já se espera, os trailers da sétima temporada mostram cenas de duas grandes batalhas que estão para ocorrer. A primeira delas é justamente contra Cersei Lannister que assumiu o Trono de Ferro de uma forma tão violenta quanto insana. A atual rainha conseguiu criar inimizades contra praticamente todas as casas de Westeros. E, unidos ou não, todos estão marchando para King´s Landing. O segundo trailer mostrou diversas cenas de batalhas envolvendo dothrakis, imaculados e dragões.

A outra grande guerra que já vem se anunciando é contra os White Walkers. Os NightWatchers já alertaram sobre isso, mas boa parte do continente considera uma lenda e não deu a devida atenção. Os novos trailers mostram Bran próximo à Muralha e os portões abertos, além de cenas com Jon Snow e Tormund fugindo apressadamente. Com a chegada dos misteriosos White Walkers (e definitivamente do Inverno) todas as Casas precisarão se unir contra essa força mística que poucos sabem como deter.

 

Embora estas teorias tenham sentido a partir das informações disponíveis até agora, vamos lembrar que se trata de uma obra de George Martin, e tudo pode mudar a qualquer minuto. E essa imprevisibilidade é justamente o ponto que faz de Game of Thrones uma série espetacular!! A disputa pelo Trono de Ferro está só começando e muita coisa ainda pode ser revelada. Que venha o Inverno !!


Tercio Strutzel ama histórias, seja no cinema, séries, livros ou quadrinhos! Foi editor do fanzine Paralelo, mas hoje quase não consegue desenhar. Se especializou em Presença Digital, mas tem diversos projetos fervilhando na mente. Está sempre em busca de atividades culturais por São Paulo.