José Padilha | A mente por trás de O Mecanismo

O sistema é muito maior do que eu pensava, pra mudar as coisas vai demorar muito tempo, o sistema é f*da e ainda vai morrer muito inocente – Capitão Nascimento

Em entrevista coletiva, o Diretor e produtor José Padilha contou o que realmente é o Mecanismo e como estas engrenagens funcionam.

O que eu chamo de Mecanismo é, em diversos países como os Estados Unidos, Alemanha ou mesmo a França, em todos eles é possível encontrar casos de corrupção, no Brasil a corrupção faz parte da lógica da politica, ela estrutura a politica, não é um caso de corrupção, a corrupção não é a exceção, ela é a regra e por que que ela é a regra, os partidos são financiados por empresas que prestam serviços ao Estado, em sua maioria construtoras ou por empresas que tem forte interesse em leis ou normas do Executivo e do Legislativo, essas empresas financiam todo tipo de partido, então por exemplo, nos Estados Unidos, a Amazon deu dinheiro para os Democratas, não deu pros Republicanos, a Odebrecth da dinheiro para todos os partidos, deixando bem claro que o motivo do dinheiro nada tem a ver com politica publica ou ideologia.

Aí esses partidos que são eleitos com o financiamento dessas empresas, colocam pessoas em cargos chaves da administração publica. O que é um cargo chave? Um cargo chave é um cargo que controla um grande orçamento e a colocação das pessoas nesses cargos é o que movimenta os acordos políticos e as formações de blocos partidários no legislativo e também a indicação de ministros no executivo, então reparem no que eu estou dizendo, tudo isso é corrupção, a lógica da corrupção está determinando os blocos partidários no congresso e quem vai pra qual cargo na administração pública.

Uma vez que estes cargos são distribuídos e que essa base do governo está montada no congresso, então o mecanismo começa a ser operado, cada um tem seu “quinhão” da sua empresa publica, cada um administra o inchamento do orçamento que o Estado contrata e, esse dinheiro solta nas prestadoras de serviço do Estado, nas construtoras, que são as mesmas que financiaram os políticos, o dinheiro é lavado por doleiros e distribuídos pros políticos através dos empresários em forma de caixa dois. Isso é assim em todos os municípios desse país, acho que são dezessete mil quatrocentos e sessenta e quatro municípios, em todos os estados e no Governo Federal, no legislativo e no executivo, com certeza, isso é um mecanismo e esse mecanismo é subjacente a grande parte das mazelas do Brasil. 

O fato da segurança pública não funcionar tem a ver com isso, o fato da educação não funcionar, tem a ver com isso, então não dá pra analisar o Brasil sem olhar pro Mecanismo. O que eu acho interessante e o que se perde nos dias de hoje é que o Mecanismo não tem ideologia, ele existe nos governos de esquerda e ele existe nos governos de direita, os formadores de opinião tem ideologias e ficam debatendo num autoflagelo incrível, um defende o Lula o outro ataca o Lula, como se fizesse alguma diferença.”

Sobre MECANISMO
Do aclamado diretor José Padilha (Narcos, Tropa de Elite 1 & 2, Robocop) e da prolífica roteirista Elena Soarez (Filhos do Carnaval, Eu Tu Eles, Casa de Areia), O MECANISMO é uma emocionante série original e com personagens marcantes, é inspirada em acontecimentos reais do Brasil e que impulsionaram o maior escândalo de corrupção de todos os tempos. A história retrata como um pequeno grupo de obstinados investigadores desvenda um monstruoso esquema de corrupção no Brasil e o impacto dessa descoberta em todos os envolvidos e neles próprios.

Na série, Selton Mello (Ligações Perigosas, Meu Nome Não é Johnny, O Palhaço) é Marco Ruffo, um delegado aposentado da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando; Carol Abras (Avenida Brasil, Se Nada Mais Der Certo, Perto de Qualquer Lugar) é Verena Cardoni, a determinada aprendiz de Ruffo; Enrique Diaz (Justiça, Felizes para Sempre?) interpreta Roberto Ibrahim, um criminoso que é o objeto da obsessão de Ruffo. O elenco também conta com Lee Taylor (A Pedra do Reino, Velho Chico, Riocorrente), Antonio Saboia (O Lobo Atrás da Porta, Fora da Lei), Jonathan Haagensen (Cidade de Deus, Noel – Poeta da Vila), Alessandra Colasanti (A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho), Leonardo Medeiros (Cabra-cega, Onde Quer Que Você Esteja), Otto Jr. (Malhação, O Abismo Prateado), Susana Ribeiro (O Dono do Mundo, Meu Bem Querer) e Osvaldo Mil (A Máquina, Preamar), entre outros.

Siga a investigação no Instagram (@oMecanismo), Twitter (@SerieOMecanismo) e Facebook (facebook.com/OMecanismo).

netflix.com/omecanismo

Apenas um homem que faz tudo pela "família", Publicitário, crítico de Cinema e fundador do Cinéfilos Anônimos, bom em fazer propostas irrecusáveis e Lasanhas bolonhesa.