O dilema sobre o futuro do Trono de Ferro

[SPOILER ALERT]
Após dez episódios de muitas tramas políticas, conspirações e reviravoltas chegou ao fim a sexta temporada de Game of Thrones. O último episódio trouxe uma importante revelação: Jon Snow não é um bastardo de Ned Stark, mas sim filho de sua irmã Lyanna com Rhaegar Targaryen. Embora essa revelação não tenha sido uma grande surpresa aos fãs mais ávidos, ela confirma definitivamente as especulações que já circulavam há algum tempo, colocando Jon Snow como o principal personagem da série. Afinal as Crônicas de Gelo e Fogo narram as histórias do legado entre os Stark (Gelo) e Targaryen (Fogo).

Agora as emoções pairam sobre as dúvidas a respeito do futuro dos principais personagens e acontecimentos. Se Jon Snow é o centro de toda a trama, naturalmente espera-se que ele venha a sentar no Trono de Ferro ao final da saga, trazendo finalmente a paz para Westeros.

Entretanto é necessário destacar que Jon Snow não é o candidato natural ao Trono.

Antes de explicar os detalhes da minha teoria, preciso adicionar mais um fator: a especulação de que Tyrion Lannister seria um bastardo de Aerys II com Joanna Lannister, esposa de Tywin. Este seria o real motivo do ódio extremo alimentado pelo pai do anão e explicaria o motivo de Tyrion ter cabelos brancos nos livros, tal qual seus supostos irmãos Targaryen.

Sendo assim, temos três personagens com sangue Targaryen candidatos a seguir a linhagem do Rei Louco como Senhor dos Sete Reinos. Tyrion é filho direto e mais velho de Aerys, mas não é um Targaryen legítimo. Por isso não poderia assumir o trono. Jon Snow é o segundo mais velho, mas também não é sangue puro e além disso é neto de Aerys, portanto é o mais distante da linha sucessória. Daenerys, apesar de ser a mais nova, é a única Targaryen legítima.

Sendo assim, de acordo com as leis vigentes em Westeros, Daenerys é a primeira de seu nome e herdeira natural do Trono de Ferro. Diante deste cenário temos um conflito: Jon Snow é o menos provável a futuro Rei.

A primeira possibilidade é que no desenrolar das próximas temporadas (e livros), Daenerys chegue a Westeros para lutar diretamente contra os Lannister em King’s Landing enquanto Snow enfrenta os White Walkers no Norte. Ao final Bran revelaria que Jon é um Targaryen e Daenerys daria lugar a ele como Senhor dos Sete Reinos. Viável mas pouco provável. Sinceramente não acredito nesta hipótese. Não se alinha com a personalidade da Mãe dos Dragões.

Outra possibilidade é que Tyrion (que jurou lealdade à Daenerys) e a própria Daenerys irão morrer em combate, fazendo a “fila andar” e deixando Jon Snow como a única opção disponível na linha de sucessão. Alguém poderia exclamar: mas aí vão morrer os dois personagens mais carismáticos da saga?!? Lembre-se que George Martin não é conhecido por poupar personagens!

Tudo sobre o mundo do Cinema e Séries de TV... Seja qual for a produção, curta ou longa, musical ou muda, nacional ou estrangeira; o Cinéfilos Anônimos estará lá para conferir e divulgar.