“O Grande Circo Místico” é o filme selecionado para representar o Brasil na disputa do Oscar 2019

Compartilhe

Hoje, por volta das 12h40 foi anunciado em uma coletiva de imprensa na Cinemateca Brasileira em São Paulo, o filme que representará o Brasil para concorrer uma das 5 vagas na Categoria de Melhor Filme de língua Estrangeira no Oscar 2019.

O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues é então o filme selecionado pela Comissão Especial de Seleção. O anúncio foi feito sem rodeios pela presidente da Comissão, Lucy Barreto, juntamente com todos os membros da comissão.

O Cinéfilos Anônimos esteve presente na coletiva e acompanhou tudo – o comunicado aconteceu após uma reunião da Comissão Especial de Seleção, formada por membros indicados pela Academia Brasileira de Cinema: Lucy Barreto (presidente), Bárbara Paz, Flavio Ramos Tambellini, Jeferson De, Hsu Chien Hsin, Katia Adler e Claudia Da Natividade (efetivos). Estavam presentes também Frederico Maia Mascarenhas, Secretário do Audiovisual, e Jorge Peregrino, Presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Foram inscritos 22 filmes para concorrerem a essa vaga e, os favoritos além do escolhido “O Grande Circo Místico”, “Ferrugem”, de Aly Muritiba e “Benzinho” de Gustavo Pizzi eram os mais cotados para a vencerem a disputa. A reunião que decretou o filme escolhido durou cerca de duas horas que durou algumas etapas até chegarem nos finalistas e então a escolha do representante – a comissão não quis revelar quais eram os outros filmes finalistas.

Perguntado o que levou a comissão a escolha de “O Grande Circo Místico”, a resposta foi que “O mundo precisa de um pouco de poesia e magia, e o filme do Cacá traz muito isso, a poesia está muito presente neste filme” — disse Lucy Barreto.

Durante a coletiva, O MinC, por meio da Secretaria de Áudio Visual, anunciou que destinará R$ 200 mil para a divulgação do filme no exterior, para que ele chegue com força para os votantes que selecionará os cinco finalistas para a disputa do Oscar 2019. O longa de Cacá Diegues teve sua primeira exibição do Festival de Cannes deste ano, como um dos filmes convidados para exibição especial, na mostra não competitiva e chegará aos cinemas brasileiros no dia 15 de novembro.

O Grande Circo Místico, conta a história de cinco gerações de uma mesma família proprietária do circo. Da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 até os dias de hoje, o público vai acompanhar, com a ajuda de Celavi, mestre de cerimônias que nunca envelhece, as aventuras e amores da família Kieps, do seu auge a sua decadência, até o surpreendente final. Um filme que mescla realidade com fantasia em um universo místico.

Confira o trailer do filme:

FICHA TÉCNICA

Direção: Cacá Diegues
Roteiro: George Moura e Cacá Diegues
Elenco: Jesuíta Barbosa, Mariana Ximenes, Bruna Linzmeyer, Rafael Lozano, Catherine Mouchet, Antônio Fagundes, Vincent Cassel
Distribuição: H2O Filmes
Coprodução: Globo Filmes

 

 

 

 

CONTEÚDO RELACIONADOS

Compartilhe

Publicitário, Designer e Crítico de Cinema. É obcecado por monstros gigantes e, talvez, o ser que mais assistiu Breaking Bad neste planeta. Raulseixista desde a infância, hiberna uma vez por ano nos alpes de Itapira, ouvindo 12 horas interrupta do Maluco Beleza