O que aprendemos com Dark e Stranger Things?

Compartilhe

Em 2017 voltamos a ficar invertidos, viajamos no tempo para o futuro e para o passado, caçamos fantasmas, adentramos cavernas e Dustin teve um novo animal de estimação, mas afinal, o que temos em comum em Stranger Things e Dark?

Cidade Pequena 

A pequena Hawnkins é tão interiorana e macabra quanto a cidade de Winden. Florestal e despreocupada com a segurança de seus habitantes, pacata em sua essência apesar de conter segredos bem pesados.

Laborátórios/Usina  – Grande Empresa secreta numa cidade pequena

Lembram do Laboratório onde faziam os testes na Eleven? Pois bem, a Usina é equivalente e estranhamente proporcional, escondida na cidade mais escondida, desproporcional ao movimento local e estranhamente indiferente aos seus habitantes.


Crianças e Adolescentes em bicicletas

Tem jovens de bicicleta? Então já se prepare para procurar alguém, em algum momento no fim do primeiro episódio, alguém vai inexplicavelmente desaparecer, ir para o Mundo Invertido, para o passado ou avançar pro Futuro, ou simplesmente parar no Acre.

Trilhos de Trem

Umas das maldições dos anos 80 incluía caminhadas por trilhos de trens abandonados, geralmente seguidos de diálogos reflexivos que intercalam entre cenas tensas para aprofundar o personagens que se equilibram na barra lateral entre folhas – e essa caminhada, é encontrada facilmente em Dark ou em Stranger Things ou mesmo em IT – A Coisa

Florestas

Quem não andaria sozinho numa floresta à noite não é? É de boas, tranquilo, seus pais nem vão ficar preocupados se você caminhar na escuridão, entre os troncos, animais silvestres e todo sortimento de perigos que possam atacar pessoas indefesas.

Desaparecimento

Will, Mikkel, ambos foram tragados para outras dimensões e retirados do convívio com seus familiares e amigos, todos foram o estopim para a trama e, ambos tem um penteado bem bacana né?

Mundos/Tempos

Ainda não temos certeza das coisas, mas tanto em Stranger Things quanto em Dark, temos uma visão dos mesmos lugares em tempos ou dimensões diferentes, nada garante que o Mundo invertido não é o futuro ou uma realidade paralela, enquanto Dark parece ser mais claro quanto a localização espaço/tempo(s) em que sua trama se passa, ou não, é uma série complicada pessoal.

Lanternas

Piscou? Corre!

Piscou várias vezes? Pode ser o Will tentando falar com você!

Will deu um novo significado para toda e qualquer decoração com “luzinhas”, graças ao garoto traumatizado temos assuntos no natal, casamentos, blecautes e lojas de decoração ao estilo Imaginarium. Will usou deste artificio para se comunicar e informar seu paradeiro, vimos um cisco disso em Dark quando Mikkel grita e Urich ouve dentro da caverna.

Música dos anos 80

Talvez tenha soado um tanto macabro em Dark, mas a música de ambas as séries é a cereja do bolo para compor o clima e situar as intenções, letras relevantes com ritmos dançantes, que se encaixam perfeitamente em cada situação apresentada.

Franja

Jonas, Will, Mike, Mikkell, todos com suas testas quentinhas, protegidas por aquele penteado baseado em capacetes de guerra que impedem a penetração de vento e reduz a qualidade da expressão, poupando as sobrancelhas de seu papel principal.

Garotos Rebeldes?

Sim, Steve com seu taco de Beisebol, ou o jovem Billy que aparece na segunda temporada de Stranger Things, ou mesmo o jovem Urich e Baztov em Dark, todos são bad boys que arrumam mais confusões para a loucura toda, que já se instalaram em suas devidas séries.

Xerife/Delegada

Alguém tem que por ordem né?

Talvez nada supere Hooper e sua dancinha na segunda temporada de Stranger Things, mas tanto este homão rústico quando a rígida e metódica Charlotte de Dark, são eles que começam a desvendar os segredos.

 

Qual a sua favorita, o que espera das próximas temporadas? Comente no post, adoramos conspirar com vocês!

 

imagens: Divulgação

 

Compartilhe

Apenas um homem que faz tudo pela "família", Publicitário, crítico de Cinema e fundador do Cinéfilos Anônimos, bom em fazer propostas irrecusáveis e Lasanhas bolonhesa.

  • 5id Vicious

    Entre as duas não tenho favorita, são ambas excelentes.