Por trás das câmeras – O que é Chroma Key?

Não é de hoje que temos filmes, séries e programas de TV que usam e abusam de diversas técnicas de efeitos especiais para dar vida para as mais diferentes ideias vindas da imaginação dos roteiristas, produtores e cineastas por trás de todos esses produtos visuais.

Para falar a verdade desde que o cinema surgiu que o homem utiliza técnicas de efeitos especiais para contar alguma história. No início eram truques de câmera, ângulos e perspectivas de filmagem, mistura entre pintura e filmagem, montagens nos próprios rolos de filme, o famoso e antigo stop-motion, entre outras técnicas, que os cineastas do passado utilizavam para criarem seus efeitos especiais e conseguirem transmitir suas idéias, como podemos ver um pouco no vídeo a seguir:

E, claro, com o passar dos anos, as técnicas de efeitos especiais foram melhorando, se modernizando, algumas acabaram ficando obsoletas e foram substituídas por outras mais modernas. Mas independente da técnica, o objetivo sempre será o mesmo, que é dar vida para as mais diferentes ideias. E conseguimos ver isso com mais clareza através do nosso artigo “Vídeo compila os melhores efeitos visuais de todos os tempos e sua evolução” onde mostramos um vídeo com uma bela demonstração de como os efeitos visuais se transformaram com o passar dos anos até chegar no nível que temos hoje em dia.

Agora uma dessas técnicas se destacou bastante nas ultimas décadas e hoje é usada em larga escala para as mais diversas finalidades (desde quadros de previsão do tempo no Jornal Nacional, até na produção de filmes completos, por exemplo). Estamos falando do famoso Chroma Key.

Gif01-VideoCopilot-1

Mas o que é Chroma Key?

Provavelmente, você já deve ter visto na TV ou na internet vídeos ou imagens onde atores, apresentadores, entre outros, aparecem atuando sob um fundo verde ou sob um fundo azul sem qualquer cenário ou qualquer outra coisa que interaja com eles. Pois bem, isso é a técnica de Chroma Key. Teoricamente falando, é uma técnica de efeitos visuais que consiste em colocar uma imagem ou um vídeo sobre outra imagem ou outro vídeo através do anulamento de uma cor padrão (nos casos mais comuns o verde ou o azul) cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem ou vídeo para isolar os personagens ou objetos de interesse, que posteriormente são combinados com outras imagens ou outros vídeos de fundo.

Ficou confuso? É, eu acredito que tenha ficado mesmo, portanto, de forma simplificada, essa técnica nada mais é do que uma forma de recortar personagens ou elementos de uma composição apagando o fundo (de cor sólida) da mesma.

Gif02-AnimaisFnatasticos-1

Quer colocar seu personagem em um cenário frio e com neve? Basta filmar seu personagem em um fundo verde ou azul (explicarei o porquê da utilização principal do verde e do azul para esta técnica) e na pós-produção remover esse fundo verde, colocando o cenário frio e com neve no fundo. Quer fazer seu personagem voar? Filme ele em um fundo verde ou azul, deitado em uma cadeira (verde ou azul), em uma posição como se estivesse voando, ligue um ventilador na frente dele (para dar mais realismo simulando o vento do voo) e, por fim, na pós-produção, remova o fundo verde ou azul e acrescente o vídeo com o cenário do céu, onde seu personagem estaria “supostamente” voando.

Esses são alguns exemplos bem simples para explicar como e onde essa técnica pode ser aplicada. A criatividade (e o desenvolvimento das tecnologias de pós-produção) é o limite para a aplicação desta técnica em suas produções áudio visuais.

Gif03-Avengers-1

Agora, provavelmente, vem a dúvida: Mas se o Chroma Key elimina elementos de uma cor sólida qualquer, por que vemos somente a utilização desta técnica nas cores verde e azul?

Apesar dessa técnica ter evoluído e melhorado muito desde as suas primeiras aplicações e poder ser utilizada com qualquer cor, ela é uma técnica ainda instável devido a mudanças de luminosidade, como as sombras e os reflexos, que podem escurecer e criar tonalidades diferentes para essas cores sólidas. E, portanto, utilizam o azul e o verde, porque são as cores que possuem a maior facilidade de aplicação do Chroma Key. O azul é preferido para mapas do tempo e efeitos especiais em filmes, pois é uma cor complementar a da pele humana, facilitando assim a aplicação. Já o verde é também utilizado, pois câmeras digitais conseguem absorver mais detalhes da cor verde, além dela precisar de menos luz que o azul.

Gif04-DrStrange-1

Agora que você já sabe o que é Chroma Key, que tal você dar uma olhada no nosso artigo “A ilusão da realidade – Qual é a importância dos “Efeitos Especiais”!” e entender um pouco mais, tanto sobre Chroma Key, como de outras técnicas de efeitos visuais utilizadas hoje em dia. Além disso, recomendo também acessar nosso outro artigo “Por que Mogli: o Menino Lobo levou o Oscar de efeitos visuais?” e ver como essa técnica é aplicada em grandes produções.

Bônus: Quer aprender como fazer o seu próprio Chroma Key de maneira simples e com um bom resultado final? Selecionei abaixo 2 vídeos tutoriais excelentes que podem ajudar você a fazer suas primeiras criações e sentir o gosto de utilizar essa técnica tão famosa e tão utilizada hoje em dia.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chroma_key

http://www.estudiodevideos.com/chroma-key/

Videos:

Pedro Cinemaxunga, Héber Simeoni, GusHorn Produções

Imagem de Capa:

Video Copilot

Gifs:

Video CopilotFilmIsNow Movie Bloopers & ExtrasILMVisualFX

 

Formado em Design Gráfico e trabalhando tanto com gráfico como web, gosto de desenhar e sonho em ser youtuber (risos). Amo tudo relacionado a edição de video e animação (sou daqueles que vibra mais com vídeos de "behind the scenes" do q com os videos propriamente ditos. Curto quadrinhos (Marvel.. desculpa), mangás, animes, séries e filmes. Netflix e Spotify são meus companheiros inseparáveis junto com minhas bebezinhas (uma Canon T2i e uma Gopro)!