Primeiras impressões da 29ª temporada de “Os Simpsons” são ótimas

Na próxima segunda-feira, 21 de maio, chega ao Brasil e ao canal Fox a 29ª temporada de umas das séries mais longeva da televisão e é impressionante que, passado já 29 anos desde a sua primeira aparição na TV, Os Simpsons não perdem a mão, e nem a sua graça, e, principalmente, continua sagaz e criativo. Quase três décadas passadas, os criadores souberam enxergar as mudanças do mundo e da sociedade durante essas passagens de tempo – tá certo que a maioria dos personagens não mudaram muito suas ideologias e isso foi ou é um grande desafio para os criadores do desenho, mas, de fato, o roteiro vem se adaptando aos temas atuais.

Alguns dias atrás, a imprensa teve o privilégio de assistir aos dois primeiros episódios da nova temporada e o que já dá pra adiantar é que a série continua com a sua velocidade cômica e arrancando risos a todo momento e, principalmente, jogando as suas rajadas de inúmeras referências e críticas a sociedade e aos modelos de famílias norte-americana.

 

“The Serfsons”

No primeiro episódio desta nova temporada, intitulado de “The Serfsons”, os personagens de Springfield são transportados para um um cenário medieval, dentro do sistema feudal e logo já entramos nas referências baseadas em Game Of Thrones e em franquias como o Senhor dos Anéis, Harry Potter e As Crônicas de Nárnia.

É impressionante como os clichês aqui funcionam e rendem muitas risadas. Em meio ao desafio de caçar todas as referências que o cenário proporciona, os fãs do desenho ainda se deliciam com o divertido trote do Bart para o bar do Moe do jeito que seria dentro do cenário de GoT. Dentro dessa avalanche de referências e easter eggs espalhados no episódio, ainda temos a mãe de Marggie tendo um caso com o Rei da Noite e também a divertida aparição das Barbárvores da trilogia de O Senhor dos Anéis.

No episódio de estreia, Homer Simpsons é um aldeão simples e desprovido de conhecimentos, como na maioria dos ignorantes locais, ele idolatra o feudalismo, aliás, o conceito desse sistema é umas das maiores críticas do desenho aos modelos políticos dos americanos.

“The Serfsons” já dá mostra de que a nova temporada continuará com seu humor afiado, suas ácidas críticas sociais atacando para todos os lados, alfinetadas religiosas e principalmente atacando a atual política norte-americana. Trump que se cuide!

 

Springfield Splendor

Para quem gosta de Graphic Novel (Romance Grágico), o segundo episódio intitulado de “Springfield Splendor” traz referências a “American Splendor”, que foi inspirada aos quadrinhos de Harvey Pekar que em 2003 ganhou uma adaptação para os cinemas com o Anti-herói Americano. Mas dentro do universo Simpsons, nasce uma nova HQ, “Sad Girl” — em português, “Garota Triste”.

Na história, Lisa é encorajada a expressar suas frustrações do dia-a-dia após algumas sessões de terapia, ela decide colocar tudo isso em papel mas acaba se frustando mais ainda quando descobre que não tem talento para desenhar, porém a garota descobre que sua mãe tem um enorme talento para o desenho e Margie passa a ajudar a Lisa e, com isso, começa a desenhar as histórias narradas pela filha – assim nasce a “HQ Garota Triste” e também os conflitos entre mãe e filha.

O interessante aqui também é que o episódio discute sobre o ego, principalmente no que diz a arte – no caso do episódio, é o conflito entre os escritores e os ilustradores, satirizando o fato dos escritores levarem toda a fama numa obra conjunta com os ilustradores. A narrativa conduz esse debate de egos com muita sagacidade e humor e, com isso, surge o conflito entre Margie e Lisa.

Há também espaços para boas sátiras e talvez até uma cutucada na própria Fox em que o Homer, através de um debate sobre o “sonho”, se queixa que “os sonhos não acontecem do jeito que sonhou e por isso estão perdendo o público para a Netflix”. O capítulo retrata o teatro de vanguarda e traz participações especiais da vida real como a cartunista Marjane Satrapi, autora da HQ Persépolis.

De um modo geral, o tempo passa, mas a diversão da família mais querida da TV continua garantida com a mesma criatividade de sempre, afiada em seus discursos e piadas prontinhas para arrancar muitos risos dos espectadores.

 

Serviço:

Onde e quando ver a 29ª temporada de Os Simpsons?

Canal Fox: todas as segundas-feiras a partir das 22h.

*A partir deste domingo (20), A Fox irá passar uma maratona de 28 horas interruptas de várias temporadas da série, inclusive dentro desta programação, 28 episódios mais icônicos da família amarela.

 

Matérias relacionadas:

Fox prepara uma maratona de 28 horas de Simpsons e você pode figurar na programação com “memes”

 

Os Simpsons | 8 fatos curiosos da série que você sempre quis saber sobre eles, mas não sabia para quem perguntar

 

 

Avaliação do Cinéfilos Anônimos
Avaliação dos Visitantes do site
[Total: 2 Média: 2.5]

Publicitário, Designer e Crítico de Cinema. É obcecado por monstros gigantes e, talvez, o ser que mais assistiu Breaking Bad neste planeta. Raulseixista desde a infância, hiberna uma vez por ano nos alpes de Itapira, ouvindo 12 horas interrupta do Maluco Beleza