Antonio Banderas é Pablo Picasso na nova temporada de “Genius”

A National Geographic estreia neste domingo, dia 22, às 21h45, a segunda temporada da série “Genius”, sobre o pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), e nós já fomos conferir o primeiro episódio para contar um pouco a vocês.

Indicada aos prêmios Emmy, Globo de Ouro e Screen Actor´s Guild, a primeira temporada falou sobre Albert Einstein, com Geoffry Rush como o cientista alemão. Desta vez, temos Antonio Banderas (“A Máscara do Zorro”) no papel principal e Alex Rich (“True Detective”) interpretando o jovem Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso (seu nome completo), na fase em que rejeita os estudos acadêmicos e se junta ao círculo de jovens artistas boêmios e escritores que lutam para ter sucesso, no começo do século XX, na Espanha e na França.

Com abertura na cidade de Málaga, na Espanha – onde Picasso e Banderas nasceram – o primeiro episódio de “Genius – A Vida de Pablo Picasso” mostra Pablo quando menino, aprendendo a desenhar com a ajuda do pai José Ruiz Blasco, um professor de escola primária na cidade. Logo, pulamos mais de 30 anos para o momento que precede a criação de “Guernica”, uma de suas obras mais famosas. O pintor foi escolhido pelo governo espanhol para representar o país na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, em Paris. O mural foi criado em resposta ao Bombardeio de Guernica, em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola e às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Picasso produziu aproximadamente 50 mil obras em seus mais de 80 anos de carreira. Ele é um dos precursores do movimento cubista, dominava mais de uma técnica de pintura e estava sempre se esforçando para inovar e desafiar os limites da expressão artística. Sua natureza apaixonada e incansável impulso criativo estiveram intrinsecamente ligados à sua vida pessoal, que incluía casamentos complicados, inúmeros casos de amor e alianças pessoais e políticas em constante mudança.

Filmada em toda a Europa, incluindo Paris, Barcelona, Budapeste, Malta e Málaga, de acordo com a National, as locações da série incluem a casa onde o pintor nasceu, a igreja onde foi batizado e a Plaza de Toros que serviu de inspiração na infância.

Além de Banderas, que está ótimo no papel de Picasso, também estão no elenco: Samantha Colley (“The Crucible”) como Dora Maar, uma fotógrafa e pintora francesa, também amante e musa de Picasso; T.R. Knight (“Grey’s Anatomy”) como Max Jacob, um dos primeiros amigos de Picasso em Paris; Seth Gabel (“Fringe”) como Guillaume Apollinaire, um dos mais destacados poetas do século XX e colaborador frequente de Picasso; e Johnny Flynn (“Lovesick”) que faz uma participação especial como o ator francês Alain Cuny.

Achei extremamente interessante conhecer mais sobre um dos mais influentes artistas do século XX, em um episódio que alterna entre as experiências do jovem Pablo, que já começava a demonstrar seu dom, e do criador visionário conhecido no mundo todo, mostrando a dedicação do pintor por seu trabalho, sua contribuição para a arte moderna e sua tumultuada vida pessoal. E confesso que fiquei ansiosa pelos próximos episódios.

“Genius – A Vida de Pablo Picasso” tem dez episódios de uma hora cada. Lembrando que a estreia é neste domingo (22), às 21h45, no canal National Geographic.

A terceira temporada da série já foi confirmada e será sobre a escritora britânica Mary Shelley, mais conhecida por sua obra “Frankenstein”, que completou 200 anos.

(Imagens: National Geographic – Dusan Martincek)

 

Confira o trailer:

 

Jornalista e paulistana, apaixonada por São Paulo e por toda a cultura e o lazer que esta cidade oferece. Desde pequena admirada pela sétima arte e fascinada por sua evolução e sua influência na vida das pessoas das mais diversas culturas e classes sociais.