Tudo o que você quer saber sobre a 8ª temporada de Game of Thrones

Após uma longa espera de dois anos, finalmente o inverno chegou em Westeros!! Finalmente seremos brindados com a última temporada de Game of Thrones, a qual bem antes de estrear, já gera expectativas polêmicas e contraditórias. Tanto os roteiristas quanto parte do elenco já declarou que os acontecimentos da série irão dividir o público. Sabendo que George R. R. Martin nunca teve dó de preservar personagens carismáticos, já podemos esperar por mortes e reviravoltas mirabolantes.

ALERTA DE SPOILER: Esta matéria pode conter revelações importantes para quem não assistiu a última temporada.

A sétima temporada terminou sem resolver uma série de situações. Muitas das possibilidades estimadas para a temporada anterior continuaram em aberto, pois ainda havia a possibilidade de ser lançado o livro Winds of the Winter. Porém o livro não saiu e tanto o “freio de mão puxado” no roteiro quanto o intervalo de 2 anos se mostraram desnecessários. E agora sobrou tudo para ser resolvido em 6 episódios longos que tomarão rumos bem diferentes dos dois livros vindouros das Crônicas de Gelo e Fogo. Aqui as datas e duração de cada episódio da S08 de Gane of Thrones.

  • Episódio 1 – 14 de abril – 54 minutos
  • Episódio 2 – 21 de abril – 58 minutos
  • Episódio 3 – 28 de abril – 88 minutos
  • Episódio 4 – 5 de maio – 78 minutos
  • Episódio 5 – 12 de maio – 80 minutos
  • Episódio 6 – 19 de maio – 80 minutos

 

Dessa forma aumentam ainda mais as expectativas do que pode vir a acontecer neste ano. São muitos núcleos de personagens envolvidos em diversos conflitos internos e externos, que deverão convergir para supostas duas grandes batalhas. Os dois trailers veiculados até o momento entregam pequenas pistas recheadas de ainda mais dúvidas. Com tudo isso, vamos esmiuçar quais são as maiores intrigas que aguardam respostas na temporada 8.

Jaime vai jogar para o lado certo

Finalmente o líder da guarda real rompeu de vez com a irmã que não cansou de lhe puxar o tapete com joguinhos e chantagens emocionais. Jaime já vinha reorientando sua moral desde que foi mantido prisioneiro por Cathelyn e se revoltou contra Cersei após perder os três filhos devido aos joguinhos dela. Com a demonstração fria de orgulho e egoísmo de Cersei diante da iminência de um ataque generalizado dos White Walkers, Jaime Lannister promete sua ajuda aos exércitos reunidos em Winterfell. A conversa que ele tem aparentemente com Jon Snow parece remeter ao episódio em que este precisou convencer Mance Rayder a enfrentar os White Walkers.

Daenerys chega ao Norte

Game of Thrones Jaime

E por falar em Winterfell, é para lá que estão rumando Daenerys e Jon Snow com seus dragões e exércitos reunidos portando armas feitas de vidro de dragão para enfrentar os White Walkers que já passaram pela Muralha. A batalha promete ser intensa, os roteiristas já declararam que ela será longa e violenta. Mas antes disso teremos a tensão do encontro entre Daenerys, que exige ser reconhecida como soberana de Westeros, e Sansa, que se declarou Senhora do Norte. Entre elas estão o indeciso Jon Snow e Tyrion, que terá a difícil missão de usar suas habilidades políticas para persuadir as líderes ao objetivo comum. Um trecho do trailer que remete à batalha de Blackwater pode indicar que mais uma vez Tyrion assumirá uma posição de liderança.

Arya corre perigo

Game of Thrones Daenerys

Ainda sobre Starks, Arya parece estar em uma situação difícil no início do trailer. É sabido que o Deus de Muitas Faces não ficou feliz com a garota nortenha após ela ter abandonado os votos de se tornar Ninguém. Valar Morghulis é a diretriz que rege essa seita, o que significa que Arya estará sempre em perigo, mesmo em sua residência natal cheia de magias e misticismos.

Bran é a solução final ou o problema inicial?

Game of Thrones Bran

Após se tornar o Corvo de Três Olhos o jovem Stark descobriu a verdade sobre a paternidade de Jon Snow e essa informação pode mudar tudo na Guerra dos Tronos. A frase que Bran pronuncia no trailer “Tudo o que você fez o trouxe aqui, onde você está agora. Onde você pertence. Seu lar”, embora se encaixe bem a quase todos, faz muito sentido para Jon. Por outro lado, existe uma teoria de que o próprio Bran abusou dos poderes de voltar ao passado e foi ele mesmo quem despertou o Rei da Noite. Realidade ou não, o certo é que a magia ancestral do Norte estará mais presente nessa temporada e possivelmente muitas informações serão reveladas sobre a divindade nortenha, Os Sete.

Ned é o Deus Pai, que representa a justiça. Catelyn é a Mãe, representando fertilidade, compaixão e nascimento. Robb é o Guerreiro, que representa força e coragem na batalha.  Arya é o Estranho, que representa a morte e o desconhecido. O Estranho é o Deus dos excluídos. Jon Snow é a personificação de todos os Sete Deuses Unidos. Snow é ligado a todos os outros de certa forma, o que faz dele a união dessas divindades. E talvez até a união do dragão de três cabeças.

Howland Reed irá aparecer?

Game of Thrones Jon Snow

Entre o final da sexta e início da sétima temporada foi confirmado para os espectadores que Jon Snow realmente é filho de Lyanna Stark com Rhaegar Targaryen. Porém, essa visão foi recebida or Bran, como o Corvo de Três Olhos, mas não tem provas concretas. Sam Tarly descobriu um documento atestando a união entre Lyanna e Rhaegar, mas também não há evidências sobre a criança gerada por eles. Essa revelação muda completamente a disputa pelo Trono de Ferro, tirando Daennerys da frente da fila. Só que para isso precisa de uma comprovação factual.

É ai que entra Howland Reed, o fiel companheiro de Ned Stark na tentativa de resgatar Lyanna na Torre Joy. Anteriormente ele já havia enviado seus filhos Jojen e Meera para ajudar e orientar Bran. Porém as coisas saíram mal na árvore sagrada e agora o jovem Stark está sozinho novamente. Portanto, para dar continuidade à revelação da paternidade de Jon Snow, Reed é o único caminho.

Preparativos para a Guerra

Game of Thrones Howland Reed

Ao longo do trailer o (ex) bastardo do Norte parece bastante atarefado em se preparar para liderar a batalha contra os White Walkers. “Eles estão vindo. Nosso inimigo não se cansa. Não para. Não sente“, afirma Jon Snow com o conhecimento de quem já enfrentou uma pequena parcela do perigo que está a caminho. Em diversos momentos Daenerys está ao seu lado, demonstrando que essa parceria vai se aprofundando cada vez mais. Será que eles descobriram a verdade sobre os pais de Snow? Será que eles montarão seus dragões e voarão juntos para conferir os estragos na Muralha? Enuanto isso Sor Davos, Jorah Mormont, Verme Cinzento, Brienne, Tormund, Beric Dondarrion e o Cão também estão todos envolvidos na tensão que envolve os preparativos para a guerra.

Euron Greyjoy está retornando com alguém mais

Game of Thrones Euron Greyjoy

O auto empoderado senhor das Ilhas de Ferro está de volta após ser enviado a Essos a mando de Cersei para reunir mercenários da Companhia Dourada. A intenção da Rainha era aumentar ainda mais seus poderes de modo a combater a chegada de Daenerys em Westeros, mas sabemos que os Lannisters acumularam muitas dívidas com o Banco de Ferro. Então algo pode ter dado errado nessa empreitada, pois não é Euron que comanda a frota Greyjoy na chegada à Fortaleza Vermelha. Junte a essa teoria o fato de que Yara é uma líder forte o suficiente para não permitir por muito tempo os desmandos do tio.

O que Cersei está tramando?

Game of Thrones Euron

Mesmo com toda a ação se desenrolando no Norte, a Rainha-Mãe se manteve distante em seu refúgio. O acordo de trégua entre os Lannisters e as casas Stark e Targaryen não foi bem digerido pela matriarca. Some a isso que ela sempre acaba legislando em favor de seu próprio ego e temos uma total desconfiança sobre suas reais intenções. O trailer revela o momento em que a Rainha é apresentada a Harry Strickland da Companhia Dourada, mas não sabemos as condições exatas desse encontro. Por trás de tudo ainda existe a profecia do Valonqar que vem se cumprindo metodicamente. Não é à toa que a cada episódio ela vem se tornando mais parecida com o próprio Aerys II, o Rei Louco. O posicionamento que ela tomou de ficar distante da guerra pode lhe custar consequências terríveis.

Alguém se lembra de Robin Arryn?

Game of Thrones Lannisters

Ao longo de toda a série o agora Lorde do Ninho da Águia e Defensor do Vale e filho mais do que mimado de Lysa Tully foi um dos personagens que menos teve tempo de tela. Os poucos momentos em que apareceu foi para mostrar o quão fraco e débil o garoto é. E também como o jovem órfão pode ser facilmente manipulado por Littlefinger. No entanto, enquanto todos os demais personagens caminham para a guerra o pequeno permanece protegido no Ninho da Águia e treinando para ser um líder. Some a isso o fato de que Petyr Baelish pode não ter morrido de fato, tendo deixado algum “sem-rosto” em seu lugar enquanto retorna para o Vale. A teoria é meio maluca, mas nós sabemos que em Game of Thrones tudo é possível.!!

As cenas sombrias dos trailers veiculados até o momento dão margem a muitas teorias e especulações. Algumas delas provêm dos acontecimentos dos livros (que não necessariamente se realizarão na série) enquanto outras vêm de pontas soltas em episódios antigos. Algumas teorias mais novas ainda surgiram este ano após o lançamento do livro Fogo e Sangue, o qual trata da chegada dos Targaryen no continente de Westeros. Por falar nisso, os roteiristas D. B. Weiss e David Benioff recomendaram alguns episódios de Game of Thrones que devem ser recordados pois tem ligação com os eventos atuais:

  • Winter is Coming (S01E01)
  • The Kingsroad (S01E02)
  • Baelor (S01E09)
  • Fire and Blood (S01E10)
  • What is Dead May Never Die (S02E3)
  • The Old Gods and the New (S02E06)
  • Blackwater (S02E09)
  • Walk of Punishment (S03E03)
  • And Now His Watch Is Ended (S03E04)
  • Kissed By Fire (S03E05)
  • Rains of Castamere (S03E09)
  • The Laws of Gods and Men (S04E06)
  • The Mountain and the Viper (S04E08)
  • The Children (S04E10)
  • Hardhome (S05E08)
  • The Door (S06E05)
  • Battle of the Bastards (S06E09)
  • The Winds of Winter (S06E10)
  • The Queen’s Justice (S07E03)
  • The Spoils of War (S07E04)
  • The Dragon and the Wolf (S07E07

 

Como já foi dito no início, quando se08 trata de Game of Thrones a única certeza que temos é de que muitas surpresas irão ocorrer, principalmente envolvendo a morte de personagens queridos. Afinal, Vallar Morghulis!

Assista aos trailers e teasers veiculados até o momento:

TEASER 01

TRAILER 01

TRAILER 02

 

Avaliação do Cinéfilos Anônimos
Avaliação dos Visitantes do site
[Total: 0 Média: 0]

Tercio Strutzel ama histórias, seja no cinema, séries, livros ou quadrinhos! Foi editor do fanzine Paralelo, mas hoje quase não consegue desenhar. Se especializou em Presença Digital, mas tem diversos projetos fervilhando na mente. Está sempre em busca de atividades culturais por São Paulo.